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Começa a propaganda eleitoral gratuita

Nesta terça-feira (21) terá início à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Muito mais que uma mera propaganda de ideias, o horário gratuito é encarado como o principal palanque eleitoral dos candidatos a prefeito de Manaus, e representa a esperança para os que aparecem atrás nas primeiras pesquisas na luta para reverterem a situação.
De acordo com o empresário Afrânio Soares, proprietário da empresa Action Pesquisas, a televisão e o rádio podem até mudar o atual panorama, mas não com a rapidez que os candidatos esperam. “Será um processo gradativo. A audiência do horário eleitoral não é tão grande. O que vai aumentar a visibilidade dos candidatos serão as inserções de 30 segundos, veiculadas ao logo das programações de rádio e TV. Essas inserções pegam os eleitores de surpresa e surtem muito mais efeito que a propaganda eleitoral, que muitos evitam”, declarou Afrânio.
Apesar de ser ignorado por boa parte do eleitorado, o pesquisador disse acreditar que a propaganda política não perde sua importância já que boa parte das mídias se pauta no que foi dito pelos candidatos em seus programas. “No dia seguinte, tudo o que foi dito na propaganda será repercutido nos jornais, blogs, debates e discussões em programas de rádio e TV. E isso serve para propagar as ideias desses políticos”, ressalta.

Quem ganha

Ainda de acordo com Afrânio Soares, os candidatos pouco conhecidos levam vantagem com o início, tanto das inserções como da propaganda. “Esses candidatos terão a oportunidade de falar. Com isso, os deputados federais Henrique Oliveira (PR) e Sabino Castelo Branco (PTB) podem crescer”, disse. Vale lembrar que Oliveira, além da baixa rejeição junto ao eleitorado, dispõe do terceiro maior tempo de propaganda, fatores que indicam boas possibilidades de crescimento.
O tempo de exposição de cada candidato é outro fator apontado pelo empresário como importante para o sucesso, mas ele lembra que é preciso cautela. “Neste ponto quem sai ganhando é a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que tem o maior tempo, com quase 13 minutos na TV. Mas, isso não quer dizer que candidatos com tempo menor e que apresentem boas propostas e um programa criativo não vão chamar atenção dos eleitores”, lembrou.

Tempo

Líder da maior coligação -“Melhor para Manaus”-, com oito partidos, a senadora Vanessa Grazziotin conseguiu somar 12 minutos e 45 segundos de espaço televisivo. Em seguida vem o candidato da chapa “O futuro é agora” Arthur Neto (PSDB). A parceria entre PSDB e PPS rendeu ao tucano três minutos e 38 segundos na tela.
Com apenas 18 segundos a menos, o deputado federal Henrique Oliveira foi contemplado com o terceiro maior tempo, com um total de três minutos e vinte segundos.
Já a chapa puro-sangue do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) conseguiu dois minutos e 35 segundos de veiculação. Os deputados federais Pauderney Avelino (DEM) e Sabino Castelo Branco aparecem, respectivamente, com dois minutos e 26 segundos e um minuto e 56 segundos. O candidato Sabino será o primeiro a apresentar suas propostas no horário eleitoral gratuito, de acordo com sorteio realizado no TRE.
Estreante em campanhas, o empresário Jerônimo Maranhão (PMN) terá um minuto e nove segundos. Já os nanicos PSTU, de Herbert Amazonas, e PCB, de Luiz Navarro, terão o tempo mínimo de exposição na mídia, com um minuto e seis segundos cada.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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