Pesquisar
Close this search box.

Começa a 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou ontem por Mato Grosso do Sul e pela região fronteiriça do Estado. A meta, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é imunizar, até o dia 20 de dezembro, 21,7 milhões de bovinos e búfalos do Pantanal, de Mato Grosso do Sul e das fronteiras com Paraguai e Bolívia.
A região do Planalto será o primeiro local a receber a campanha, que vai até o dia 20 de novembro. No Pantanal, a segunda etapa será entre 1º de novembro e 15 de dezembro. Nas fronteiras, consideradas zona de alta vigilância, ocorrerá de 20 de novembro a 20 de dezembro, para acompanhar o calendário de vacinação dos países vizinhos.
Todo pecuarista, inclusive o da divisa, deve declarar a vacinação do rebanho no prazo de 15 dias após a aplicação da dose. A declaração pode ser feita nos escritórios locais das agências de defesa agropecuária estaduais. O produtor que não cumprir as regras pode ser multado e até perder o direito à GTA (Guia de Trânsito Animal).
No próximo mês, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, a segunda etapa de vacinação será realizada no Distrito Federal e em mais 16 Estados brasileiros. De 1º a 30 de novembro, serão imunizados contra a doença os bovinos e búfalos dos estados de Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar