Pesquisar
Close this search box.

Com tecnologia, investir hoje é como ir ao shopping

https://www.jcam.com.br/PGB1_2811.bmp

Investidores não precisam mais traduzir termos complexos ou comparar exaustivamente investimentos oferecidos por diferentes corretoras e bancos para verificar qual é a aplicação financeira mais rentável.
Plataformas como as das corretoras XP Investimentos e Easynvest, além da distribuidora de aplicações Órama, vêm encurtando o caminho para que o investidor iniciante consiga tomar a melhor decisão sobre onde aplicar o seu dinheiro.
As três empresas se enquadram no conceito de shopping de investimentos, que consiste em reunir diversas classes de investimentos, de diferentes instituições financeiras, em um só lugar.
Essa nova forma de distribuição de investimentos permite ao investidor comparar produtos mais facilmente, além de diversificar aplicações e diminuir o risco da sua carteira de investimentos.
Amerson Magalhães, diretor da Easynvest, aponta que o foco da corretora é mudar a imagem de que uma plataforma de investimento tem a mesma cara dos sites de bancos e que as corretoras negociam apenas ações. “Queremos simplificar todo o processo de investimento.”
Já de acordo com a consultora da Órama, Sandra Blanco, o objetivo da plataforma é que o investidor possa comparar investimentos da mesma maneira que escolhe serviços de TV por assinatura, por exemplo.
Para distribuir títulos de renda fixa, fundos e permitir a compra de ações, cada empresa fecha parcerias com diversas instituições financeiras. Isso proporciona maior independência à corretora, e aumenta as possibilidades de rentabilidade que o investidor pode obter.
Essa é uma diferença crucial em relação aos grandes bancos, que vendem majoritariamente produtos emitidos pela própria instituição financeira.
Veja abaixo quais tipos de investimentos e ferramentas são oferecidos por cada uma das plataformas:

Easynvest
A Easynvest permite aplicar em títulos de renda fixa, fundos e ações, que são oferecidos por cerca de 20 instituições financeiras parceiras.
Uma das ferramentas oferecidas pela corretora é o comparativo de investimentos. Ao escolher um tipo de investimento, como um fundo, por exemplo, é possível compará-lo a outro investimento, como um título público. Para isso, o site apresenta uma tabela que mostra os riscos, a liquidez (facilidade de resgate do dinheiro), o aporte mínimo necessário para aplicar e as taxas cobradas em cada tipo de investimento.
Também é possível comparar a rentabilidade de um determinado investimento com a da poupança ao inserir o valor e o prazo do investimento em questão.
Além dos comparativos e simuladores, o site também oferece aos usuários palestras online gratuitas. As conversas envolvem desde temas como os tipos de riscos relacionados a cada aplicação até dicas práticas sobre como resgatar investimentos, por exemplo.
A corretora permite que o investidor faça o cadastro completo pelo site, que é aprovado em cerca de 15 minutos. “Checamos algumas informações e dispensamos a necessidade de assinatura e envio dos documentos pelo correio”, diz o diretor da corretora Amerson Magalhães.

Órama
A Órama oferece títulos públicos e privados de renda fixa e também fundos de investimentos em parceria com 18 instituições financeiras. No futuro, o objetivo é permitir também a compra de ações pela plataforma.
Além de oferecer e-books que explicam o funcionamento de cada investimento, o site da corretora também disponibiliza ferramentas como o “Portfólio Ideal”, que indica quais são os investimentos mais apropriados conforme a idade, perfil do investidor e valor disponível para investir.
Já a funcionalidade “Meu primeiro fundo” mostra qual tipo de fundo é o mais adequado com base em alguns dados fornecidos, como perfil do investidor e prazo do investimento. Para ter acesso às ferramentas, é necessário ter um login no site da distribuidora de investimentos.
Assim como na Easynvest, o cadastro na Órama é gratuito e totalmente eletrônico.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar