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Com produtos amazônicos defumados e foco na sustentabilidade, Karú Amazon Food pretende ganhar o mundo

Na hora de efetuar uma compra, o consumidor tem levado em conta a preocupação com a sustentabilidade! Conforme uma pesquisa feita em 2021 pelo Institute Business Value (IBV), os consumidores têm considerado o quesito `sustentabilidade´ antes de comprar. Uma prova dessa maturidade e consciência ambiental, aparece em um dado do estudo, no qual 84% das pessoas no globo avaliam a questão do meio ambiente como sendo `moderadamente´ importante. E esse é o propósito da Karú Amazon Food, empresa que foca num negócio que envolve insumos amazônicos e preservação ambiental. 

A ideia veio dos empreendedores manauaras Glauco Francesco de Souza Luzeiro (foto) e Luis Fabian Pereira Barbosa, sócios-proprietários da empresa. “Queríamos abrir um negócio ressaltando algum aspecto da Amazônia, então, tivemos que decidir em qual setor atuaríamos. Depois de algum tempo de pesquisa e estudo de mercado, percebemos que um dos aspectos que mais se destacavam na nossa cultura era a culinária, daí decidimos por esse segmento. Agora, em relação ao nicho escolhido, como gostamos de defumados, optamos em comercializar produtos defumados de origem amazônica e com processos de defumação locais para apostar em algo único e diferenciado no mercado. Foi assim que surgiu a Karú, que, inclusive, significa `comer´em tupi”, diz Glauco.

Vale ressaltar que todos os produtos, bem como todas as matérias-primas utilizadas no processo de preparo dos alimentos são naturais, sustentáveis e com origem comprovada por meio de selos e certificações, sem contar o rígido controle de qualidade da empresa. 

O mix de produtos da Karú vai desde peixes e aves defumadas, indo até molhos, lácteos, especiarias e amêndoas, passando por uma linha `gastro kids´ e alguns kits de produtos personalizados, em que o cliente pode levar para degustar ou presentear. Mas, os queridinhos do público são a linha de peixes, com o pirarucu defumado, que pode ser encontrado em medalhão, carpaccio, crispy e ventrecha inteira ou fatiada, e com o tambaqui defumado, que pode ser adquirido em filé, costelinha e costela com lombo. Já a linha de molhos, conta com sabores de tomate defumado, barbecue, pimenta de cheiro ou pimenta murupi defumadas e pesto de jambu ou de manjericão defumados.

Sem loja física, a Karú comercializa os produtos para supermercados, restaurantes e público em geral, com possibilidade de entregas delivery em Manaus. Porém, tramita legalmente para estender as vendas nacional e internacionalmente. Inclusive, a Karú passou pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Apex-Brasil, visando à internacionalização. Para experimentar os quitutes é só entrar em contato pelo Instagram da empresa (@karuamazonfood) e/ou pelo site (https://karuamazon.com.br/).

Startup `Férias & Co.´ oferece estratégia para atrair e reter profissionais 

Em tempos atuais, está bem difícil contratar e reter profissionais. Temos um exército de pessoas despreparadas e vagas sobrando devido à falta de qualificação. Diante desse cenário, as empresas precisam ser criativas e utilizar estratégias que vão além do valor salarial. É aí que um bom pacote de benefícios faz toda a diferença. `Menos impostos e mais qualidade de vida´ é um mantra para os administradores e gestores de RH. 

Auxílio academia e/ou creche, cupons para cinema, teatros ou outros tipos de entretenimento, que contribuam para melhorar a saúde mental do funcionário e aumentar a produtividade, não são novidades. Mas, a Férias & Co., startup brasileira do setor de viagens, que iniciou a operação em 2019, criou um sistema de benefícios de viagens para colaboradores bem interessante e que levou cerca de 60% do time profissional do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), que atua em Manaus e Brasília, à adesão do benefício corporativo. 

O modelo de negócios da nascente funciona assim: a Férias & Co. oferece viagens nacionais e internacionais a funcionários, atuando com a área de Recursos Humanos da empresa. A companhia define na plataforma o valor mensal que vai gastar com os funcionários e repassa a quantia para a startup, que disponibiliza o equivalente ao colaborador em forma de crédito para ser utilizado em reservas de hotéis e passagens. E se você quer conhecer melhor essa proposta diferenciada e atrativa, acessa o site da startup (ferias.co/) e boa viagem!

RÁPIDAS & BOAS 

Na segunda-feira (23), às 14h (horário de Brasília), a Fundação Getulio Vargas (FGV) irá realizar o webinar gratuito sobre mulheres empreendedoras – a importância da inclusão das diversidades nas empresas. Os interessados em participar devem efetuar a inscrição pelo link (https://bityli.com/Gwmqcs).

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Completando 10 edições, o Cesar Summer Job está com inscrições abertas até a terça-feira (24) para estudantes de todo o país. O objetivo do programa é formar pessoas e impulsionar organizações, gerando impacto e aproximando empresas de ecossistemas de inovação. O Cesar Summer Job terá duração de seis semanas e os selecionados irão receber ajuda de custos no valor de R$ 2 mil e certificado de participação. As informações e inscrições estão sendo feitas pelo site (https://www.summerjob.cesar.org.br/).

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Nos dias 11 e 12 de julho, a Fundação Estudar promove a Conferência `Na Prática´, evento gratuito, que conecta jovens talentos a recrutadores de grandes empresas brasileiras e oferece a oportunidade de realizar um pitch (apresentação breve aos RHs), aumentando as chances de contratação. O evento é presencial e acontece em São Paulo. As inscrições podem ser feitas até a quarta-feira (25), por meio do link (https://bityli.com/SuSAQa). 

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A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o curso gratuito de Astronomia para meninas. O curso é ofertado no âmbito do Projeto Astrominas, que está em sua 3ª edição e foi criado por um grupo de mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o domingo (29) pelo site (https://bityli.com/nVzpF).

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
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