Pesquisar
Close this search box.

Com o tema “O infinito de um instante”, Feira de Livros do Sesc AM homenageia Ernesto Penafort

A 36ª edição da Feira de Livros do Sesc AM inicia no dia 11 de novembro. Para o evento, o Sesc montou uma megaestrutura, que dará suporte a quatro dias de intensa programação artística e cultural no Centro de Convenções Vasco Vasques. 

Com curadoria do escritor amazonense Tenório Telles, a feira de livros tem o objetivo de incentivar o acesso à leitura, principalmente entre crianças e adolescentes, e com isso promover o desenvolvimento humano e social. O espaço de realização será compartilhado por pessoas que se dedicam à leitura e à cultura. Desde a criação à execução do projeto, a infraestrutura e a programação são temas permanentes de discussão pela equipe do Sesc AM, o que demonstra respeito pelo que ele representa para o cenário cultural amazonense.

A programação desta edição contará com mais de 10 espaços temáticos com atividades diversas como lançamento de livros, sessão de autógrafos, oficinas (lettering, fanzine, quadrinhos, desenho e pintura), palestras, mesas temáticas, atividades de musicalização, apresentações artísticas, saraus poéticos, além de gincanas literárias, contação e criação interativa de histórias, teatro de fantoches, intervenções literárias e artísticas, e o tradicional “Café Literário”. A Feira de Livros do Sesc contará ainda com espaços destinados à literatura, áreas temáticas, rodas de conversa e música. Os visitantes poderão percorrer expositores, que têm como meta destacar a importância da leitura na vida das pessoas. 

Cuca Sesc Festival

Realizado simultaneamente com a 36ª Feira de Livros do Sesc AM, o Cuca Sesc Festival irá despertar o lado geek que existe em cada um de nós. Diferente das edições digitais, nesta nova versão, os amantes da cultura geek poderão compartilhar experiências nos espaços ‘Hall Cuca’, ‘Cuca Exposed’ e na arena ‘Jogos Vorazes’ (Boardgame), com competições Just Dance, Fifa e Fliperama. Além do duelo de gamers, a programação conta com palestras, painéis, bate-papos, shows, exposição de cosplayers e de bonecos gigantes. Serão dois dias de interação com estímulos à criatividade e completa imersão no universo geek.

Um dos destaques do Cuca Sesc Festival é o Desfile de Cosplay. Nele, participantes de todas as idades serão avaliados ao se transformarem em personagens utilizando técnicas de maquiagem, interpretação e vestuário. Os três primeiros colocados receberão troféus e brindes exclusivos. 

Tema e escritor homenageado

O tema desta edição será “O infinito de um instante”, uma homenagem ao jornalista, advogado, poeta e contista amazonense Ernesto Penafort, autor das obras ‘Azul Geral’ (1973), ‘A medida do azul’ (1982), ‘Os limites do azul’ (1985), sendo o livro ‘Do verbo azul’ (1988), seu último trabalho. 

Penafort nasceu em Manaus, em 27 de março de 1936, e se formou pela Faculdade de Direito do Amazonas. O escritor morou por 11 anos no Rio de Janeiro, onde estudou Ciências Sociais pela Universidade do Brasil. Quando retornou para Manaus, trabalhou na Fundação Cultural do Amazonas e pertenceu ao Clube da Madrugada. Penafort faleceu na capital amazonense no dia 3 de junho de 1992, aos 56 anos. A partida do poeta do azul, como é lembrado pelos amigos do Clube da Madrugada, deixou saudades, no entanto, as suas obras continuam a ecoar por gerações e gerações. 

A 36ª edição da Feira de Livros do Sesc AM ocorrerá de 11 a 14 de novembro, das 8h30 às 21h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (av. Constantino Nery, 5001, Flores). Para mais informações, acesse www.sesc-am.com.br

Foto/Destaque: Divulgação

Fecomércio

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar