Pesquisar
Close this search box.

Com exceção do Sul, feriado deve ser de sol com chuvas isoladas em todo o país

Esta sexta-feira será de calor, com chuvas passageiras à tarde em todo o país. A exceção fica por conta da região Sul, que ainda sofrerá com uma frente fria. A informação é dos meteorologistas da Climatempo, maior empresa privada de meteorologia do país, para todo o feriado prolongado de 12 de outubro.

Uma frente fria permanece praticamente parada sobre o Sul do Brasil. Depois de uma semana de muita chuva, o feriado do dia 12 de outubro ficará carregado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo André Madeira, meteorologista da Climatempo, a previsão é de chuva a qualquer hora nos dois Estados e também no sul e no sudoeste do Paraná. “Com tanta nebulosidade, a temperatura quase não sobe e faz até um pouco de frio. Nas outras áreas do Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens, mas chove a partir da tarde” explicou ele.
No sábado e no domingo, o predomínio será de tempo chuvoso com temperatura baixa em quase todo o Paraná, em Santa Catarina e no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima em Porto Alegre fica por volta de 20 ºC. Já as madrugadas ficam amenas, com mínima por volta de 16 ºC.

O norte do Paraná terá calor e chuva à tarde e o tempo fica firme, sem chuva durante o fim de semana, apenas no sul e no sudoeste gaúcho.

No Sudeste, a grande massa de ar quente predomina e o sol aparece forte em quase todas as áreas na sexta-feira. Mas no litoral sul paulista e na Baixada Santista, a exemplo do feriado de 7 de setembro, o céu fica nublado, com apenas algumas aberturas de sol e chuva principalmente à tarde. Segundo André Madeira, com o calor da tarde e devido à aproximação de uma frente fria, há previsão de pancadas de chuvas à tarde na capital paulista, no litoral norte de São Paulo e também no centro-oeste e sul paulista. “As outras áreas têm tempo firme, apesar do calor” explicou o meteorologista.

Frente fria

No restante do fim de semana, com a passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo, o tempo fica fechado e com chuva nas praias. A temperatura diminui e varia entre 18 ºC e 25 °C.

No sábado, segundo ele, ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde em todo o interior de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a Região dos Lagos, na Zona da Mata e no Sul de Minas e também no Triângulo Mineiro. Faz calor, com máxima chegando a 33 ºC na cidade de São Paulo, em Vitória e em Belo Horizonte e 36 ºC no Rio de Janeiro.

No domingo, com a passagem de uma frente fria o céu fica com muitas nuvens no centro-sul e no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. “O sol até aparece nestas regiões, mas há previsão de chuva ainda pela manhã.

A temperatura diminui. Na cidade do Rio de Janeiro a máxima não vai passar de 32 ºC” explica o meteorologista.
No Centro-Oeste, faz sol e muito calor e há previsão de pancadas de chuva no período da tarde, exceto no leste de Goiás e no Distrito Federal. “Apesar desta chuva, que é muito isolada, a fumaça das queimadas ainda incomodará bastante” completou André.

Com o enfraquecimento do ar seco, o predomínio é de sol com muitas nuvens em todo o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura continua alta, mas o calor diminui. Em Cuiabá, no sábado e no domingo as máximas não devem passar de 32 ºC. “O aquecimento juntamente com a maior umidade do ar favorecem as pancadas de chuva a partir a tarde por toda a região durante o fim de semana” disse ele.

Faixa litorânea

No Nordeste, o sol brilha forte e só ocorre chuva passageira na faixa litorânea, entre o sul da Bahia e o leste da Paraíba, e no oeste do Maranhão. Segundo André, esta chuva não chega a atrapalhar os turistas.

No fim de semana o tempo quase não muda. A previsão é de dias de sol em todo o Nordeste, com chuva passageira ao amanhecer e no fim da tarde no litoral da Bahia.
À tarde, ocorrem pancadas de chuva também no oeste do Estado do Maranhão.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar