Pesquisar
Close this search box.

Com a bandeira da interiorização

Indicativos políticos mostram que a Assembleia Legislativa do Amazonas terá em breve uma nova mudança na composição dos deputados. A expectativa da vez é para a renúncia do vice-presidente da Casa, deputado Josué Neto (Patriota), para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM). Suplente na coligação, a vaga de Josué deverá ser ocupada pelo vice-prefeito de Parintins, João Wellington de Medeiros Cursino, o popular Tony Medeiros (PSD). 

Com exclusividade para a coluna, Medeiros disse que está muito cauteloso, pois a vaga ainda não está disponível e vai depender do deputado Josué realmente virar conselheiro.  Tony Medeiros disse que a experiência como vice-prefeito está lhe capacitando a ser um verdadeiro gestor. O vice-prefeito de Parintins disse que caso vá para a Aleam vai empunhar a bandeira da Interiorização que ele prefere chamar de bandeira da regionalização. “Não é mais possível a gente viver com a falta de uma UTI no interior”, criticou. 

O possível futuro deputado disse ainda que vai ser atuante na defesa do setor primário. “A agricultura e principalmente a pecuária podem alavancar o desenvolvimento regional. Mas sabemos que temos ainda o Petróleo e Gás, o pescado e o setor madeireiro que precisa estar ambientalmente dentro das normas. Tudo isso pode desenvolver o nosso Estado”, afirmou Medeiros.

“A pandemia que tirou e continua tirando a vida de muitas pessoas, nos mostrou que o Estado precisa ter uma política voltada para o interior do Amazonas”, Tony Medeiros (PSD), vice-prefeito de Parintins. 

Frágil infraestrutura 01

Foto: Osmar Neto/Vice Prefeito

A polêmica em torno das obras entregues no fim do mandato do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) parece não ter fim. Laudo elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) apontou uma série de falhas de infraestrutura na obra do viaduto do Manoa, na zona Norte de Manaus. O estudo técnico, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Obras Públicas da entidade, foi entregue nesta terça-feira, 9/3, ao vice-prefeito de Manaus e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta.

Frágil infraestrutura 02

Segundo Marcos Rotta, a obra foi entregue de maneira apressada e irresponsável pelo último prefeito. O vice-prefeito Marcos Rotta ainda disse que a prefeitura não vai gastar nenhum recurso a mais com as adequações da obra e que estes devem ser assumidos pelas empresas responsáveis pela execução do projeto. “Todas as recomendações feitas pelo Crea serão custeadas pelo consórcio. A prefeitura não investirá um centavo a mais do que já foi investido no viaduto do Manoa”, explicou o vice.

Legislativo destaca mulheres 01

Ao longo da Semana da Mulher, o Legislativo mostra disposição para dar vez e voz para as mulheres. Na Aleam, a deputada Mayara Pinheiro propôs o selo “Práticas Inovadoras no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, como forma de identificar a luta diária das mulheres por mais espaço, reconhecimento e proteção. A deputada Alessandra Campêlo apresentou PL com o objetivo de oferecer aluguel social às mulheres que comprovarem dependência financeira do seu agressor. Denominado “Aluguel Maria da Penha”, o valor será destinado àquela mulher que esteja impedida de retornar para seu lar em razão de risco de agressão ou morte. 

Legislativo destaca mulheres 02

Na Câmara Municipal de Manaus, a vereadora Thaysa Lippy (PP) propôs um projeto de lei que reserva a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, ao menos 5% das vagas de emprego nas empresas que possuem contratos com o poder público municipal. A vereadora Glória Carrate apresentou indicação à Prefeitura de Manaus para que o Município disponibilize prioritariamente o encaminhamento de vagas de cursos profissionalizantes às mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica. 

Homenagem cantada

Foto: Robervaldo Rocha/Dircom CMM

E teve também homenagem ao vivo e a cores para as quatro vereadoras da CMM. No Dia Internacional da Mulher, o vereador Raiff Matos (DC) cantou no plenário da Casa Legislativa a música “Aos Olhos do Pai”, na abertura da sessão ordinária da Casa. Na ocasião, o vereador entregou às parlamentares da Câmara um livro com mensagens cristãs.

Licença maternidade

Depois de inaugurar o primeiro pedido de licença-maternidade da história da Aleam, no começo desta semana, a deputada Joana Darc (PL) apresentou PRL que prevê que as deputadas poderão obter licença-maternidade de até 120 dias e os deputados licença-paternidade de cinco dias, sem a perda das prerrogativas parlamentares. Joana Darc lembra da omissão legal para esse direito em razão da presença majoritária de homens no Parlamento. “Acontece que o parlamento sempre foi majoritariamente composto por homens e o reflexo disso é a inexistência dessa regulamentação”, disse Joana Darc.

Sessentões vacinados

 A Prefeitura de Manaus anunciou na tarde de ontem que vai recomeçar nesta quarta-feira (10/3) a vacinação para os sessentões. Nesta quarta, serão vacinadas as pessoas de 64 anos com comorbidades e na quinta as de 64 sem comorbidades. Na sexta é a vez de pessoas de 63 anos com doenças e no sábado, as de 63 anos sem doenças. Na segunda e terça, será feita a repescagem dos que perderam os prazos

Palmas: 

Casas Legislativas – 

O Parlamento tem corrigido omissões históricas relacionadas ao direito das mulheres

JC às 15h

Foto: Divulgação

Na live JC às 15h de ontem, o especialista em Segurança Cibernética do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Rodrigo Cavalcanti, falou sobre segurança digital e o crescimento de fraudes na internet depois da pandemia. O especialista deu dicas para minimizar riscos na internet, explicou como as empresas precisam dar um salto qualitativo na área digital para sobreviver no mercado e falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que vai impactar na vida das empresas quando totalmente efetivada. O programa completo você assiste nas redes sociais do Jornal do Commercio, no facebook, no Youtube ou no Portal JCAM, no endereço jcam.com.br. 

Agenda de Hoje

Foto: Divulgação

Na live de hoje, o bate-papo será com o delegado da Receita Federal em Manaus, Eduardo Badará. Na pauta, tudo sobre a atuação da Receita na capital, o recolhimento do imposto de renda e ações em tempos de pandemia, dentre outros assuntos. 

Foto/Destaque: Divulgação

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar