Coca-Cola reafirma compromisso sobre publicidade a menores

O comprometimento deste grupo de empresas está alinhado com a postura de comunicação responsável adotada há muitos anos pela Coca-Cola Company

A Coca-Cola Brasil e mais 21 empresas líderes do setor de alimentos e bebidas associadas à Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentação) e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) assinaram ontem um compromisso público e voluntário de não produzir publicidade dirigida a crianças menores de 12 anos. A ação é um desdobramento do compromisso assumido por estas empresas junto à OMS (Organização Mundial de Saúde).
O comprometimento deste grupo de empresas está alinhado com a postura de comunicação responsável adotada há muitos anos pela Coca-Cola Company. “A Coca-Cola Brasil acredita que esta é a postura de empresas responsáveis. Por isto, apoiou ativamente o desenvolvimento destas diretrizes relacionadas à publicidade para crianças e estamos felizes que a indústria de bebidas e alimentos brasileira tenha decidido adotá-las”, explicou o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões. A empresa já possuía há muitos anos uma política de não veicular propagandas de seus refrigerantes em programas de televisão cujo principal público-alvo fossem crianças com menos de 12 anos. Com a ampliação do portfólio da empresa para diferentes segmentos de bebidas não alcoólicas, a empresa ampliou para todos os seus produtos essa política, totalmente alinhada com a nossa plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente.
A Coca-Cola Brasil acredita que, com a criação deste compromisso voluntário coletivo, dá uma contribuição para expandir uma postura responsável, que reconhece o papel dos pais na orientação da alimentação das crianças.
A Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 340 mil empregos.
Os investimentos do Sistema no Brasil somaram quase R$ 5 bilhões nos últimos cinco anos e agora, em 2009, será investido mais R$ 1,75 bilhão. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas.

PepsiCo também se engaja em campanha de mudanças

A PepsiCo assinou ontem o Compromisso Público (Pledge) que estabelece mudanças na publicidade de alimentos e bebidas dirigida a crianças no Brasil, em televisão, materiais impressos e Internet. As novas regras entrarão em vigor até o dia 1º de janeiro de 2010.
O acordo está em linha com iniciativas aplicadas na União Européia e países como Canadá e Estados Unidos, mas destaca-se no Brasil por abranger o maior número de empresas participantes em relação aos compromissos globais.
Além da PepsiCo, também fazem parte do compromisso AmBev, Batavo, Bob’s, Burger King, Cadbury, Coca-Cola, Danone, Elegê, Ferrero, Garoto, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg’s, Kraft Foods, Mars, McDonald’s, Nestlé, Parmalat, Perdigão, Sadia, Schincariol e Unilever.
“A PepsiCo defende o marketing responsável em todos os seus mercados de atuação, e isso inclui o marketing dirigido a crianças. Somos adeptos a códigos globais amplamente aceitos, como aqueles estabelecidos pela Câmara de Comércio Internacional. Além disso, somos signatários de Compromissos Públicos (Pledges) em outros países e regiões. Agora é a vez do Brasil”, disse o presidente da PepsiCo Brasil, Divisão de Alimentos, Otto Sothen.

Políticas de publicidade

As empresas participantes serão responsáveis pela elaboração e divulgação de suas próprias políticas de publicidade para crianças, com base em alguns critérios mínimos já acordados entre elas e descritos no Compromisso Público.
A PepsiCo publicará seu compromisso individual de publicidade ao longo de 2009 através de seu site (www.pepsico.com.br), que tem como propósito ajudar os consumidores na adoção de um estilo de vida mais saudável, motivando-os e educando-os a fazerem escolhas conscientes e saudáveis.

Compromisso e responsabilidade

“O compromisso PepsiCo com o marketing responsável caminha lado a lado com os investimentos que a PepsiCo está fazendo em pesquisa, desenvolvimento e inovação com vistas ao contínuo aperfeiçoamento nutricional dos nossos produtos no Brasil”, finalizou o presidente da PepsiCo Brasil, Divisão de Bebidas, Paulo Campbell.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email