Pesquisar
Close this search box.

Coca-Cola lança novas garrafas retornáveis

Em evento para a imprensa, realizado na manhã de ontem, na Chácara Beija-Flor, em Flores, a Coca-Cola e o Grupo Simões lançaram a garrafa pet retornável de 1 litro, um passo a mais que a empresa está dando visando ganhos para o meio ambiente e para o bolso do consumidor. Em outubro de 2019 a Coca-Cola já havia promovido um evento similar para o lançamento das garrafas pet retornáveis de 2 litros. Naquela ocasião foi informado que 20% das garrafas eram retornáveis e que a meta era atingir os 100% até 2030. A meta continua a mesma e, de acordo com Bárbara Bravim, diretora de Marketing e Trade, essa porcentagem já está em 25%, em Manaus.

Agora, com este novo lançamento, o consumidor vai poder adquirir Coca-Cola, Fanta Laranja e Fanta Uva com uma única garrafa. Isso quer dizer que, a cada volta à fábrica, a embalagem 100% reciclável poderá ser envasada e receber um rótulo de papel destacável de qualquer produto da Coca-Cola. Com isso, o consumidor poderá escolher qualquer sabor de bebida que deseja comprar toda vez que levar a embalagem vazia de volta para o ponto de venda.

Até então, havia um modelo diferente de garrafa retornável para cada marca de refrigerante, com formato próprio e o rótulo impresso de forma permanente. A solução pioneira entre os fabricantes da Coca-Cola em todo o mundo é a garrafa pet retornável de 1 litro, com isso, agora as linhas de produção da empresa espalhadas no planeta podem aplicar e retirar os rótulos de papel, a cada ciclo de produção das garrafas. As novas tecnologias permitiram mais versatilidade e eficiência, e menos desperdício. 

Ações ambientais 

O principal benefício da nova garrafa retornável Coca-Cola de 1 litro é a redução de emissão de carbono e a não geração de resíduos, uma vez que ela diminui a quantidade de novas garrafas produzidas. Há, também, o controle total sobre sua destinação após os ciclos de uso, quando todas voltam para as fábricas e, em seguida, são encaminhadas à indústria recicladora. Com as retornáveis, anualmente, a empresa deixa de colocar mais de 200 milhões de pets no mercado.

“Atualmente chegamos a 115 mil lares em Manaus, mas a estimativa é que nos próximos três anos atinjamos 160 mil utilizando as garrafas retornáveis. A previsão é que nos próximos dois ou três meses todas as atuais garrafas estejam substituídas pelas novas, universais”, destacou Hudson Souza, gerente de Marketing e Trade.

Bárbara e Hudson apresentaram os novos modelos de garrafas pet – Foto: Divulgação

Indagado sobre se as famosas ‘coquinhas’, as garrafas de vidro, deixariam de existir, Hudson lembrou que a crise de desabastecimento de matérias-primas que está ocorrendo no mundo todo devido à pandemia, também atingiu a produção de vidro, mas que a ‘coquinha’ permanecerá no portifólio da empresa.

“Apenas não terão mais expansão na produção de garrafas. Serão utilizadas as que já existem”, avisou.

Bárbara lembrou que a Coca-Cola também ajuda ações ambientais para a retirada de pets da natureza. Em setembro passado, junto com a FAS (Fundação Amazônia Sustentável), a empresa participou do projeto ‘Plástico zero nos igarapés de Manaus’, quando foram retiradas duas toneladas de resíduos do rio Tarumã-Açu. Integraram a ação, 75 voluntários dos projetos ‘Remada Ambiental’ e ‘Igarapés Limpos’, além de colaboradores do Grupo Simões Os resíduos foram recolhidos com o apoio da Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Pública) e destinados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, que fez a limpeza, reaproveitamento e descarte correto do plástico.

Caravana iluminada

“Com as embalagens retornáveis, oferecemos produtos com a mesma qualidade Coca-Cola, por um preço mais acessível e com benefícios para o meio ambiente”, complementou Bárbara.

“As vantagens para o consumidor são escolha, praticidade e economia, já para o meio-ambiente são menos plástico, menos descarte e mais reciclagem, enquanto os PDVs (Pontos de Vendas) darão mais opções aos clientes”, disse.

Entre outras ações que acompanharão o lançamento das novas garrafas tipo ‘compre & ganhe’, uma delas será a distribuição de brindes, como as ecobags, que agora estão na moda e são o símbolo da luta contra o uso excessivo de sacolas plásticas. As novas embalagens já estão disponíveis no mercado a partir de hoje.

Bárbara e Hudson aproveitaram o evento para adiantar que a ‘Caravana Iluminada’ já está se preparando para, em dezembro, percorrer as ruas de Manaus com o Papai Noel e seus duendes.

Papai Noel esteve presente para anunciar a ‘Caravana iluminada’ – Foto: Divulgação

“Este ano a Coca-Cola vai arrecadar donativos que depois serão entregues, em comunidades carentes, pela ‘Caravana’, promovendo um Natal mais feliz e deslumbrante para essas pessoas, principalmente para as crianças”, finalizou.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar