Pesquisar
Close this search box.

Coari vai receber visita do ministro do Desenvolvimento Social

Segundo na linha de preferência para ser o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, escolheu somente uma cidade para visitar no Amazonas: o município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A visita está confirmada para o próximo dia 2 de abril.
O ministro tem razões de sobra para a escolha. Além de ser o município que mais cresce no Amazonas, Coari é exemplo de programas na área de ação social. São 22 ao todo, mais da metade mantido com recursos municipais.
E um deles tem ga­nhado destaque nacional, com ­direito a documentário feito pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e elogios em público.
Trata-se do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Itinerante ou Barco Cidadão, que leva cidadania a 205 comunidades ribeirinhas de Coari e já atendeu um total de 22 mil pessoas com emissão de documentos, registro de nascimento, casamento e inscrições em programas sociais.
Por esse motivo, o ministro Patrus Ananias chega em Coari por volta das 10h30, quando se reúne com be­neficiados pelo programa federal do governo Lula, o Bolsa Família, e beneficiados pelo programa do governo de Coari, Direito à Cidadania Zona Rural. Em seguida, às 12h, ele almoça com o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, na Escola Infantil Dirce Pinheiro –a única em tempo integral no Estado do Amazonas. No cardápio, peixe e outros sabores regionais.

Agenda no município será intensa

Logo depois, às 13h, faz uma visita a Casa do Cidadão, que disponibiliza a emissão de documentos diversos em um mesmo local. Às 13h30, o ministro segue para inaugurar a viagem de mais uma unidade do Barco Cidadão, a segunda a ser colocada em funcionamento. Ele segue viagem por alguns quilômetros pelo Rio Solimões afora no barco recreio adaptado para funcionar como um escritório de cidadania. Depois retorna a Manaus, às 17h30, de onde segue para outros destinos no Norte do Brasil como o Amapá e Pará.
De acordo com a assessoria do ministro, sua principal missão é ver de perto e valorizar a ação pioneira do Município de Coari de transformar um programa federal que tinha um ­modelo para zonas ­urbanas e rurais com acesso via terrestre para ­comunidades ribeirinhas. “O pioneiro do nosso trabalho com o Cras é o fato de ele ser itinerante e garantir que mesmo o homem que vive no meio da floresta, cer­cado de água, tenha direito à ­cidadania”, ressaltou Adail Pinheiro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar