CNPq estimula realização de eventos nas empresas de inovação

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançou edital para selecionar propostas voltadas à realização de eventos no âmbito do Pró-Inova (Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação). Realizações promovidas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberão, no mínimo, 30% dos recursos.
Estão disponíveis R$ 8 milhões, do FNDCT/CT-FVA (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária do CNPq. Os eventos técnicos deverão ser realizados no Brasil e compreendem mini-cursos, seminários, workshops e outros acontecimentos para capacitação. O principal objetivo é promover a sensibilização, conscientização e mobilização de empresas, seus dirigentes e equipe técnica, para a importância da inovação como instrumento de crescimento sustentável e de competitividade.
As propostas precisam difundir o conhecimento sobre proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; disseminar fontes de informações tecnológicas para o processo de inovação nas empresas; divulgar o marco legal da inovação com vistas à melhoria do grau de segurança jurídica; promover atividades relativas à metrologia, à normalização e à avaliação da conformidade, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas empresas; difundir a cultura, os diversos programas e instrumentos de incentivo à inovação e promover palestras sobre o Sistema Nacional de CT&I (ciência, tecnologia e inovação).
A primeira rodada do programa, o Cronograma 1, apoiará eventos realizados entre 1º de dezembro e 30 de junho do próximo ano. Os projetos deverão ser executados em dois anos. O proponente precisa ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes e possuir vínculo formal com a instituição onde o projeto será implementado.
As propostas deverão ser encaminhadas, sob a forma de projeto, até a próxima sexta-feira, 9, por meio do preenchimento do Formulário de Propostas OnLine , disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email