Pesquisar
Close this search box.

CMM e ACA querem moedas circulando no AM

https://www.jcam.com.br/FOTO_18102014 A3.jpg

A falta de moeda circulante no comércio de Manaus irá provocar a realização de uma campanha de conscientização para incentivar a população a ‘liberar’ as moedas dos cofres e trocá-las pelas cédulas de papel. A proposta saiu da reunião realizada, na manhã desta quinta-feira (16), entre a Comdec (Comissão de Defesa do Consumidor) da CMM (Câmara Municipal de Manaus) e os representantes do comércio (ACA-Associação Comercial do Amazonas), bancos (Caixa), lotéricas (Sindicato dos Lotéricos) e de órgão de defesa do consumidor municipal (Procon-Manaus), na Casa Legislativa.
Também ficou definido que a Comissão de Defesa do Consumidor enviará ao BC (Banco Central), por meio do Banco do Brasil, já na próxima semana, um documento pedindo explicações e solução para a falta de moedas em Manaus.
A falta de circulação de moedas, além de notas de baixo valor, como R$ 2, 5 e 10, têm preocupado os comerciantes e agências lotéricas na cidade.
De acordo com o presidente da Comissão, vereador Álvaro Campelo (PP), a decisão é uma forma de encontrar a solução para o problema que afeta o comércio e dificulta o cumprimento da Lei do Troco.
No ano passado, como explicou Campelo, o Executivo Municipal sancionou o projeto de lei nº 063/2013, de sua autoria, que obriga a devolução correta e em espécie do troco, em Manaus. Com a lei, os estabelecimentos comerciais de Manaus estão proibidos de substituir o troco em dinheiro por outros produtos como balas e chicletes, sob pena do pagamento de multas.
Ocorre que, como enfatizou o presidente do Sindicato dos Lotéricos, Samuel Silva Azevedo, há aproximadamente seis meses, as lotéricas estão sentindo a falta da circulação de moedas. “Sem moedas circulando não tem como passar o troco corretamente”, disse ele.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar