Pesquisar
Close this search box.

Claro com parceria para 5G

Claro faz parceria para 5G

Enquanto o leilão do 5G no Brasil está previsto para acontecer somente em 2021, a Claro se adiantou e anunciou, em parceria com a Ericsson, uma variante da nova geração da rede móvel que promete oferecer conexões 12 vezes mais rápidas que o 4G convencional.

A grande responsável para a implementação antecipada da rede 5G no país é a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro (DSS, na sigla em inglês) da empresa sueca, que basicamente permite à operadora de telefonia móvel utilizar as frequências já disponíveis atualmente para oferecer uma conexão mais rápida. Claro, Ericsson e Qualcomm já haviam testado a novidade e, em fevereiro deste ano, tiveram êxito na primeira conexão de dados 5G por meio dela.

No entanto, vale mencionar que o 5G DSS não está relacionado às faixas sub-6GHz e mmWave (ondas milimétricas), esta que oferece a frequência mais alta e promissora do 5G — ou seja, apesar do avanço, ainda não é possível usar a capacidade total da tecnologia.

Motorola Edge estreará a novidade

O anúncio da Claro segue o lançamento dos Motorola Edge e Edge+ no Brasil, os primeiros celulares a desembarcarem no Brasil com suporte ao 5G. No entanto, aparentemente o modelo mais básico é o único compatível com a novidade — ou seja, o topo de linha deste ano da empresa vai ter que esperar mais um tempo para usufruir do 5G no país.

Os smartphones estão em pré-venda desde a manhã desta quinta-feira (2), com as vendas em si previstas para começar no próximo dia 14. O intermediário premium sai por R$ 5.499, enquanto o topo de linha custa R$ 7.999. Ambos contam chips da Qualcomm, além bateria gigante e conjunto triplo na traseira — confira todos os detalhes dos lançamentos.

Sem muitos detalhes

Apesar do anúncio, a Claro prometeu mais detalhes sobre a nova rede nas próximas semanas, como a cobertura planejada e as frequências adotadas. No entanto, vale lembrar que a operadora passou a ser uma das maiores detentoras de espectro para redes móveis do Brasil — ou seja, podemos esperar uma cobertura ampla da tecnologia no país.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar