Pesquisar
Close this search box.

Claro é a mais acessível de 2019

Claro é a mais acessível de 2019

Pela segunda vez consecutiva, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou o ranking das empresas de telecomunicações que mais promoveram ações de acessibilidade, com foco no atendimento de pessoas com deficiência visual. O destaque deste ano foi a operadora Claro.

Em linhas gerais, o estudo foi baseado nas fiscalizações feitas pela Anatel em 2019. Para chegar ao resultado foram considerados os seguintes fatores:

  • Acessibilidade na Página da Internet (API);
  • Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA) e;
  • Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).

No ano passado, o grande destaque foi a operadora TIM.

1,5 milhão de brasileiros cegos

O trabalho feito pela Claro e também pela Anatel são importantes para a inclusão de um grande número de brasileiros cegos.

O prêmio foi criado a partir de uma resolução de 2016 chamada RGA (Regulamento Geral de Acessibilidade). Ela é apenas uma das normas previstas pela Anatel.

A medida foi criada a partir do reconhecimento do governo brasileiro de proteger as pessoas com algum tipo de deficiência. Um deles foi aprovado em 2009 e incorporado ao direito brasileiro, à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu protocolo facultativo.

Hoje, segundo dados da Fundação Dorina Nowill para cegos, 3,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual declarada –o que inclui a cegueira. Considerando apenas as pessoas cegas, estima-se que existam 1,5 milhão de pessoas nessa condição – 0,75% de pessoas no país.

Atualmente, estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Os dados são da OMS (Organização Mundial da Saúde) e constam no recente documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, elaborado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar