Pesquisar
Close this search box.

Circuito de Pesca do Tucunaré

https://www.jcam.com.br/PGC4_0608_020.bmp

Evento em Presidente Figueiredo é realizado com sucesso e movimenta a Vila de Balbina

A Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Semculte (Secretaria de Cultura e Eventos), realizou neste fim de semana (31/7 e 1º/8), a grande final do 5° Circuito de Pesca Esportiva. O evento aconteceu no Lago da Hidrelétrica de Balbina, distante a 180 quilômetros de Manaus e recebeu muitos turistas e competidores.
Além do torneio, diversas atividades culturais movimentaram a Vila, famosa por sua Hidrelétrica e que tem despontado como um importante polo de piscicultura no Estado. A programação contou com diversos shows musicais, entre eles a atração nacional Cavaleiros do Forró, que se apresentou na noite de sábado (1º).
Para a final do 5° Circuito de Pesca, 26 equipes encararam o desafio de fisgar aquele que é conhecido como o “rei das águas escuras”. Porém, a linda manhã de sol não deu trégua aos competidores, assim favorecendo o Tucunaré, espécie perspicaz e que se camufla em meios às sombras das árvores e águas escuras.
Lembrando que o concurso possui regulamento próprio, respeitando as normas e políticas ambientais. Dentre os itens obrigatórios, os competidores têm que devolver os peixes ao lago em condições de sobrevivência. A competição segue a modalidade embarcada, destinada apenas a competidores amadores com carteira de pescador atualizada.
Segundo a organização, o objetivo do evento é promover a pesca e a integração entre os pescadores e a comunidade, bem como movimentar o turismo e comércio local. Além de prestigiarem o concurso, o público e os competidores são privilegiados com as belezas naturais do rio Uatumã e aproveitam o ecoturismo da região.
Maxlane Senra foi a única competidora mulher e comemorou a vitória do segundo lugar. “É gratificante hoje eu estar recebendo essa premiação e nunca vai faltar o convite. O torneio não é só para os homens, é para as mulheres também, isso aqui é uma pesca! Mulher não é só cozinha não”, destacou a pescadora.
O presidente da Câmara, vereador Mário Roberto Caranha, marcou presença no evento e elogiou a única mulher a participar do torneio. “Eu a conheço e sei o quanto ela batalhou para alcançar essa vitória. Por isso sempre digo, não desista nunca de seus sonhos! A Maxlane nunca desistiu e, hoje, é a ‘rainha’ do lago, sendo premiada subindo ao pódio”, comentou.
Para o prefeito Neilson Cavalcante (PSB), a cada edição o circuito tem se destacado em sua modalidade. “Queremos estimular o turismo e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do pescado em Balbina. Graças a Deus o evento é um sucesso, e isso demonstra a seriedade e o respeito que temos com todos. Parabéns aos participantes e nossos agradecimentos às pessoas que estão confiando e vindo participar desse evento, que é um verdadeiro sucesso”, finalizou o prefeito.

POR DENTRO

Premiação
do evento

Após as três etapas, o grande campeão levou para casa um bote, mais uma carreta e um motor de popa 15 HP. A classificação foi definida pela medição dos peixes, realizada em cada etapa. O competidor apresentava à comissão técnica até três tucunarés para contagem dos pontos. O peixe era medido do comprimento da boca ao fim da cauda, e cada centímetro valia um ponto. A classificação final teve como parâmetro a média das duas maiores pontuações por etapa, sendo eliminada a de menor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar