Pesquisar
Close this search box.

Circuito das Frutas de Campinas torna-se novo roteiro turístico em São Paulo

Um completo diagnóstico sobre a estrutura de propriedades rurais, hotéis, restaurantes e outros negócios ligados ao turismo, nos dez municípios que formam o Circuito das Frutas, na região de Campinas e Jundiaí, em São Paulo, marcará, em outubro, o início das atividades do projeto Colhendo Frutos com Turismo.
Mais de 400 empresários já aderiram ao projeto que visa aumentar em 25% o número de turistas que visitam o Circuito nos próximos dois anos, além de ampliar em 15% a permanência dos visitantes nas cidades integradas pelo projeto.
Durante o mês de agosto, consultores do Sebrae/SP percorreram os municípios de Valinhos, Vinhedo, Itupeva, Louveira, Itatiba, Jundiaí, Jarinú, Indaiatuba, Morungaba e Atibaia para apresentação da proposta do projeto, que consolidará uma das principais regiões produtoras de frutas do País como pólo turístico.
O projeto é uma parceria formalizada entre as prefeituras municipais, por meio do Escritório Regional do Sebrae/SP no Sudeste Paulista. As ações serão gerenciadas pelo Comitê Gestor formado por representantes de todas as cidades.
Segundo a gestora do projeto pelo Escritório Regional do Sebrae/SP, Claudia Adriana Mouro Silva, a partir do trabalho de sensibilização junto aos empresários do setor que engloba hotéis, pousadas, restaurantes, sítios e fazendas, comércio diferenciado e outros empreendimentos classificados como atrativos turísticos, a expectativa é receber novas adesões ainda em setembro, considerando que a primeira atividade terá início em outubro.
Entre os mais de 400 empresários que já formalizaram a adesão ao projeto, estão 68 empreendimentos de Atibaia, 55 de Jundiaí e 39 de Vinhedo. De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae/SP no Sudeste Paulista, Vlamir Sartori, há uma concentração de turistas, de forma sazonal, em decorrência das festas das safras das frutas.
“A idéia do projeto é atrair os turistas durante o ano inteiro, estruturando todos os negócios que atuam no turismo, focando na qualidade dos empreendimentos para a recepção e atendimento do visitante”, afirmou Sartori.

Diagnóstico necessário

O diagnóstico será efetuado por consultores especializados que visitarão os empreendimentos para um levantamento de toda a estrutura existente, com o objetivo de identificar as melhorias necessárias dos atrativos existentes. “O diagnóstico resultará na elaboração das propostas para melhoria e adequação dos empreendimentos para a recepção dos turistas com qualidade e gerando lucratividade”, confirmou a gestora Claudia Adriana Mouro Silva.
O projeto passa por uma série de ações que envolvem a adequação de propriedades rurais e urbanas para recepção de turistas, estruturação dos padrões de qualidade nos atrativos rurais que já recebem turistas, capacitação em operação para profissionais das áreas de recepção, incluindo empreendimentos do setor de hospedagem e alimentação, desenvolvimento e aprimoramento dos produtos artesanais e gestão do negócio, além da implantação de Centros de Recepção a Turistas.A capacitação para os diversos segmentos contará com a utilização das ferramentas e produtos do Sebrae/SP, como oficinas técnicas, cursos e palestras.

Inserção em mercado

A proposta do projeto “Colhendo Frutos com Turismo” é inserir os dez municípios no mercado estadual e nacional de turismo, cultura e artesanato, formatar e consolidar produtos e roteiros turísticos locais e regionais, além de melhorar a qualidade de vida do território e promover a cultura empreendedora e a integração das cidades. Outra meta a ser alcançada é ampliar o tempo de permanência dos turistas na região, explorando o potencial dos empreendimentos dos setores hoteleiro e gastronômico.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar