Pesquisar
Close this search box.

’Cine Sem Sair de Casa: ‘família Freitas’s

Pai e filho cineastas destaque no “Cine Sem Sair de Casa” deste sábado (27/3), às 19h, com exibição no Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam). O projeto, que continua a proposta de apresentar cineastas amazonenses, vai apresentar os filmes de Moacy e Jairo Freitas.

Serão exibidos três curtas-metragens: “A Fila”, dirigido e protagonizado por Jairo, “Se Não…” dirigido e protagonizado por Moacy, e “Amor ao Próximo”, também de Jairo. Apesar de diretores de seus filmes, Moacy e seus filhos, Jairo e Alice, participam de todas as obras, sejam como atores ou por trás das câmeras, na equipe técnica. 

As obras apresentam temáticas como a importância da doação de órgãos e passam também pelo universo infantil, em uma obra sobre a lenda do “Homem do Saco”. 

Com início em 2020, o projeto “Cine Sem Sair de Casa” disponibiliza um catálogo de mais de 20 filmes no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), roteirizados e dirigidos por Sérgio Cardoso, que juntos acumulam mais de 11 mil visualizações. Entre os destaques estão documentários sobre os artistas Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Joaquim Marinho, Jair Jacqmont, Hahnemann Bacelar, personalidades do esporte como Carlos Zamith, e lendas do teatro amazonense como Luiz Vitalli e Selma Bustamante.

Neste ano, em nova temporada, que teve início no dia 30 de janeiro, já foram exibidos os documentários “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”, “Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco”, “Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica”, “O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt” e “Pepeta – Coração de Campeão”

No mês de março, o projeto iniciou a exibição de mostras de cineastas amazonenses e já apresentou obras de Anderson Mendes, Erismar Fernandes e Dina Silva.

‘AnimaBaré’ oferece cursos gratuitos de teatro de animação

Foto: Divulgação

Está no ar a série de cursos gratuitos voltados para a área do Teatro de Animação. Trata-se do “AnimaBaré”, projeto do inCena Centro de Artes lançado nesta semana, por meio do Google Meet, com a proposta de fomentar e fortalecer o segmento no Estado, com a participação de profissionais do Amazonas e de Minas Gerais.  

Sob coordenação de Brisa Ramos e produção de Verlene Mesquita, são oferecidas oficinas de “Iluminação para Bonecos”, com Marina Arthuzzi; “Construção”, com Eduardo Felix e Mauro Carvalho; “Manipulação de Bonecos”, com Liz Schrickte e Aurora Majnoni; e “Técnica Vocal”, com Jaqueline Ferreira. O encerramento, no dia 10 de abril, vai contar com a exibição do espetáculo “Brasil: Versão Brasileira”, da companhia de teatro mineira Pigmalião Escultura que Mexe.

Para a conclusão da oficina, cada participante vai produzir um vídeo de 20 a 40 segundos, respondendo a pergunta: “O que a Amazônia representa pra você?”.

Espetáculo – No encerramento da programação, o público confere a montagem “Brasil: Versão Brasileira”, que vai ser exibida no dia 10 de abril, às 19h, no canal da Cia Pigmalião Escultura que Mexe no Youtube. O coletivo de artistas utiliza o teatro de bonecos para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.

Após a apresentação, acontece ainda uma live no Instagram do InCena Centro de Artes (@incenacentrodeartes), com o diretor do espetáculo, Eduardo Felix, e a equipe do projeto “AnimaBaré”, Brisa Ramos, Jaqueline Ferreira e Verlene Mesquita. Mais informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (92) 98414-4373.

Programação:

Oficina de Iluminação para Bonecos, com Marina Arthuzzi

2 encontros de 2h (até dia 31/3)

Quartas, das 19h às 21h

Horário de Manaus

Oficina de Construção, com Eduardo Felix e Mauro Carvalho

6 encontros de 2h (29, 30/3 e 1º/4)

Segundas, terças e quintas, das 19h às 21h

Horário de Manaus

Oficina de Manipulação de Bonecos, com Liz Schrickte e Aurora Majnoni

4 encontros de 2h ( 27 e 28/3)

Sexta, 19h às 21h. Sábado e domingo, das 15h às 18h

Horário de Manaus

Oficina de Técnica Vocal, com Jaqueline Ferreira

2 encontros de 3h (6/4 e 8/4)

Terça e quinta, das 15h às 18h

Horário de Manaus

Projeto ‘Pitiú Textual das Artes

Foto: Divulgação

Jogo de cartas que remonta aos séculos 15 e 16, difundido em áreas como o esoterismo e a psicologia junguiana, o tarô pode ser também aliado da criação artística. Esse é o eixo da oficina online “Uma Imagem Atrás da Outra: Tarô enquanto iminência à prática artística”, que acontece de 29 de março a 2 de abril, das 14h30 às 16h30. A formação gratuita integra a agenda do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” e está com inscrições abertas pelo link https://cutt.ly/OficinaBrunaMazzotti.

A oficina é voltada a artistas interessados em observar seus afazeres em Arte através do tarô, conforme assinala a artista visual e arte educadora Bruna Mazzotti, facilitadora da formação. 

Para participar da oficina não é requerida experiência ou conhecimento prévio do tarô. 

Para os encontros, os participantes deverão ainda instalar o aplicativo Classic Rider-Waite Tarot Deck (disponível na Google Play para dispositivos Android) e ter à mão papéis sem pauta e canetas. 

Inscrições – Os interessados em participar da oficina “Uma Imagem Atrás da Outra: Tarô enquanto iminência à prática artística” podem efetuar inscrição gratuita por meio de formulário online disponível no endereço https://cutt.ly/OficinaBrunaMazzotti. As submissões devem ser enviadas até o meio-dia do dia 28 de março, próximo domingo. 

O curso tem vagas limitadas para 10 participantes. Os inscritos selecionados receberão e-mail de confirmação com link e instruções para acesso à sala virtual da atividade na plataforma Zoom.

 A iniciativa promovida pelo Pitiú Textual das Artes terá uma série de oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. As atividades virtuais são gratuitas e acontecem de 29 de março a 24 de abril. As performances serão aos sábados, às 19h30, trazendo criações de Dimas Mendonça, Miro Messa, Leo Scant, Felipe Fernandes e Walter Juur. As apresentações do projeto serão abertas ao público jovem e adulto em geral.

Inscrições: https://cutt.ly/OficinaBrunaMazzotti

WEB +

  • Lançamentos:

Single/videoclipe: Gaab, Ferrugem e Vitão fazem collab 

Foto: Divulgação

Entre os lançamentos mais esperados da semana está a super collab entre os artistas  Vitão, Ferrugem e Gaab na romântica “Onde Você Mora”. Com produção de Keviin, a letra tem uma vibe romântica: “Me diz onde é que você mora / Eu posso te levar embora / E o que você me pedir eu dou, eu dou, eu dou, eu dou, eu dou / Vai dar tchau pra sua amiga / Que eu te encontro na saída / Agora sim a noite começou”. Em nota, Vitão disse que lançar essa música é um sonho realizado. O clipe de “Onde Você Mora” já foi disponibilizado no YouTube. As gravações aconteceram no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2020, seguindo todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19. Thiago Calviño assina direção.

Álbum: Evanscence traz hinos de esperança, poder e força em “The Bitter Truth”

Foto: Divulgação

Essa semana, o Evanescence lançou “The Bitter Truth”, primeiro álbum completamente original em dez anos. Os projetos anteriores contemplavam majoritariamente coletâneas ou regravações.

O disco conta com 12 faixas, das quais ““Yeah Right”, “Use My Voice”, “The Game Is Over” e “Wasted On You” já são do conhecimento do público, pois foram divulgadas ao longo dos últimos meses.

Hoje, “Better Without You”, lançada no início do mês, ganhou um lyric video. 

  • É meme: O BBB 21 sempre rendendo memes para nós, espectadores. O dessa semana ficou a cargo de Juliette e Fiuk, que engataram uma treta por causa da cobertura do bolo feito pelo brother. E haja cobertura!
Foto: Divulgação
Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar