CIN capacita profissionais da indústria

A Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios), promoveu ontem abordagem sobre regimes de origem e alguns diferenciais dos trâmites de exportações aplicados no Brasil e no modelo ZFM (Zona Franca de Manaus). A programação fez parte do ciclo de capacitação do ano direcionada a internacionalização de produtos desenvolvidos e fabricados no Amazonas.
A iniciativa tem o propósito de ampliar o conhecimento do mercado internacional aos profissionais do comércio exterior que atuam no PIM (Polo Industrial de Manaus), estudantes e interessados na área.
Os participantes do curso Regime de Origem, com carga horária de 8h, tiveram noções sobre os acordos internacionais que agregam benefícios tarifários ao importador. Segundo o instrutor Ronnie Sá Pimentel, além do tratamento diferencial aos produtos obtidos totalmente ou genuinamente manufaturados nos países beneficiários dos acordos de comercialização, o regime de origem amplia o acesso das mercadorias nos mercados externos e protegem o mercado doméstico de práticas desleais de comércio.
“Trabalhamos o conceito de origem de mercadorias, tendo em mente que quando você cumpre critérios de origem que foram negociados em acordos internacionais, nos quais o Brasil participa, a empresa é beneficiada em termo de competitividade internacional”, explica o instrutor, destacando que o entendimento do Regime de Origem é fundamental para o sucesso nas negociações internacionais.
“Enfatizamos a importância do aprendizado quanto à obtenção da qualificação de origem do que se fabrica e exporta. Com essa determinação do país, onde uma mercadoria foi produzida, a empresa passa a estar amparada por critérios de origem que vão fornecer acesso privilegiado de seus produtos no país de destino”, ressaltou Pimentel, lembrando que o procedimento de identificação se transforma em competitividade internacional, pois o comprador passa a alcançar melhores preços em função do cumprimento que o acordo permite.
A próxima capacitação do CIN Amazonas aos profissionais, estudantes e interessados na área de comércio exterior será no próximo dia 27 com o tema: “Despacho Aduaneiro de Exportação”. A programação também será de 8h e vai ocorrer no Centro de Treinamento do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), localizado na avenida Joaquim Nabuco, 2.074, Centro.
O investimento nesta capacitação é de R$ 280,00 para profissionais e R$ 250,00 para estudantes. Inscrições e mais informações pelo [email protected] ou pelos telefones 3186-6511 e 3631-0899/0907.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email