Pesquisar
Close this search box.

Cigás sobe a montanha

Cigás sobe a montanha

A Companhia de Gás do Amazonas, em uma década, saltou oito posições no ranking nacional de volume de gás comercializado, da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado. A concessionária ocupa a terceira posição da lista, conforme levantamento mais recente divulgado pela Abegás, ficando atrás apenas da Companhia de Gás de São Paulo e da Naturgy, do Rio de Janeiro.  No início de 2011, a Cigás estava na 11ª posição. Neste mês de dezembro, a companhia celebra 10 anos de operação comercial. Os dados da Abegás refletem a atuação da concessionária, ao longo desse período, visando a ampliação da oferta de gás no estado e a universalização do serviço. Houve crescimento de 176% no volume médio de gás natural comercializado, desde 2011 até outubro deste ano. Mesmo diante da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, para atender a demanda dos contratados, a Cigás comercializou, de janeiro a outubro deste ano, o volume total em metros cúbicos de 1,492 bilhão de gás natural.

LAMENTÁVEL

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) lamentou, nesta quinta-feira, 10, da tribuna virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas, a postura do Ministério da Saúde diante da falta de planejamento para vacinação contra a Covid-19 no país. “Lamentável essa briga de egos inflamados por conta da vacina e pelo “bate cabeça” do Ministério da Saúde. É inacreditável que o general Eduardo Pazzuelo, que é especialista em logística, esteja tão atrapalhado à frente da questão do plano nacional de imunização e a população esteja tonta, sem saber exatamente para onde o Brasil vai”, disse o parlamentar.

CNH

SEM CARTEIRA

De janeiro até outubro, mais de 120 motoristas, que ainda estavam com a Carteira Nacional de Habilitação provisória, tiveram a permissão para dirigir cassada no Amazonas. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito. A maioria das cassações foi causada por condução de motocicleta sem capacete. A punição ocorre após os motoristas serem pegos cometendo infrações de trânsito. De acordo com o Detran-AM, 128 motoristas tiveram a permissão para dirigir cassada nos dez primeiros meses de 2020. 

SEM CARREGADOR

Em nota técnica enviada à Apple, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas questiona a fabricante americana sobre a venda de aparelhos celulares sem acessórios como fones de ouvido e fonte de alimentação elétrica (carregador).  A nota esclarece, ainda, que essa nova prática de venda viola o Código de Defesa do Consumidor.

ISENÇÃO

O prefeito eleito David Almeida (Avante) aproveitou o encontro com o governador Wilson Lima (PSC), para solicitar isenção de ICMS às empresas do transporte coletivo. David disse que dessa maneira as empresas poderiam apressar a renovação da frota. O encontro entre Lima e Almeida aconteceu quarta-feira (9) e marcou o compromisso de ambos em atuar de forma conjunta em programas de saúde, transporte, segurança pública, entre outros.

RECADASTRAMENTO

A Amazonas Energia está realizando o recadastramento de clientes que recebem o benefício  da “Tarifa Rural” em todo Estado do Amazonas, em função de convocação da agência Nacional de Energia Elétrica para atualização cadastral junto a concessionária. O cadastro deve ser realizado nas lojas de atendimento da empresa, a atualização cadastral garante a permanência no benefício da tarifa rural/irrigação e aquicultura.

FILANTROPIA

Encerrando às ações de entregas de 2020, o programa Assembleia Viva, mantido pelos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas, realizou na manhã desta quinta-feira (10) a entrega de 12 toneladas de alimentos não perecíveis, entre outros itens, para 21 instituições filantrópicas.

BOM RETORNO

O Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Manaus viabilizou 191 acordos entre partes processuais durante a Semana Nacional da Conciliação e estes resultaram em um somatório de  R$ 3.705.881,99 em valores financeiros homologados durante as sessões conciliatórias.

espaços

DISPONÍVEIS

Os espaços culturais administrados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, estão abertos para atender projetos contemplados pelos editais Prêmio Feliciano Lana e Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. Entre os equipamentos disponíveis estão os centros culturais Palácio da Justiça, Povos da Amazônia, Palácio Rio Negro e Usina Chaminé, Teatro da Instalação, Cineteatro Guarany, Palacete Provincial, Casa das Artes e Galeria do Largo.

FRASES

manaus

“Temos o tempo correndo contra nós e quero que sejam aproveitados todos os momentos possíveis.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, sobre o fim do seu terceiro mandato

“A população espera de nós uma postura proativa, respeitosa e democrática.” Roberto Cidade (PV), presidente eleito da Assembleia Legislativa

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar