Pesquisar
Close this search box.

Cigás na mira do TCE-AM

Cigás na mira do TCE-AM

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas aprovou, ontem, durante a 25ª sessão ordinária transmitida pelas redes sociais da Corte de Contas, a convocação do ex-governador do Amazonas e ex-presidente do Conselho Administrativo da Companhia de Gás do Amazonas, Samuel Hanan, e do sócio majoritário, o empresário Carlos Suarez. Eles deverão comparecer ao TCE-AM, em data ainda a ser anunciada, para prestar esclarecimentos e apresentar documentos sobre as denúncias apontadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas em representação ingressada na Corte de Contas.  O pedido de convocação foi apresentado pelo relator do processo, conselheiro Ari Moutinho Júnior, e foi acatado por unanimidade pelo Pleno. Há um mês, ele fez duras críticas ao monopólio do gás no Amazonas.

ANTI-CORRUPÇÃO

O deputado Serafim Corrêa (PSB) propôs, ontem, que o nome do delegado que atuará na Delegacia Anticorrupção, no Amazonas, seja escolhido através de uma sabatina na Assembleia Legislativa do Amazonas e não pelo governador do Estado. O parlamentar sugeriu também que o cargo tenha mandato.

RECUPERAÇÃO

O crescimento da produção industrial no Amazonas foi um dos temas de discussão do deputado Adjuto Afonso (PDT) nesta quarta-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Amazonas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e posicionam o Amazonas como o primeiro a se recuperar economicamente após o período total de isolamento por conta da pandemia Covid 19.

INOVAÇÃO

O Instituto Federal do Amazonas é uma das instituições selecionadas e credenciadas para atuação como polo de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação industrial. O Centro de Tecnologia Professor Harlan Julu Guerra Marcelice, localizado no Campus Manaus Distrito Industrial, é a unidade contemplada para receber investimentos com o propósito de desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em parceria com empresas industriais.

REFERÊNCIA

A Fundação Hospital Adriano Jorge, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, tem se tornado referência nos cuidados quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual. De olho na segurança de funcionários e pacientes, a unidade de saúde administrada pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, conta hoje com uma média mensal de 243 mil materiais de EPIs disponibilizados para um atendimento seguro em todas as clínicas, ambulatórios e na Unidade de Terapia Intensiva do hospital.

AMBIENTAL

O governador Wilson Lima (PSC) participou de reunião virtual do Consórcio da Amazônia Legal com líderes de algumas das maiores empresas brasileiras para discutir a pauta ambiental. Na ocasião, foi apresentado o “Comunicado do Setor Empresarial Brasileiro”, que defende a adoção de políticas públicas para retomada econômica, após a crise desencadeada pela pandemia da Covid-19, que priorize iniciativas da chamada economia circular e de baixo carbono, em especial na Amazônia.

atendimento

OUVIDORIA

A Prefeitura de Manaus informa que a Ouvidoria municipal já está em funcionamento, agora ligada à Secretaria Municipal de Comunicação. O setor é responsável por receber, analisar, avaliar e encaminhar consultas, denúncias e sugestões ao serviço público do município. O atendimento é feito de forma virtual, sem que o cidadão precise sair de casa.

REFORÇO

Oito mil e quinhentos computadores serão entregues hoje às Secretarias de Educação e de Administração Penitenciária do Estado, Seduc e Seap respectivamente, com a finalidade de contribuir para a melhoria das condições de desenvolvimento educacional e social dos alunos do 4.º ao 8.º ano da rede estadual de ensino e de detentos do sistema prisional, que terão soluções educacionais próprias para regiões com baixa ou nenhuma conectividade, além de favorecer o ensino da Língua Portuguesa e da Matemática em modo off-line.

CONDENADO

A Justiça Federal no Amazonas condenou o ex-prefeito de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus) Aguinaldo Martins Rodrigues (PSD), por não prestar contas de recursos recebidos do governo federal destinados à educação no município. A sentença condenatória foi proferida em ação de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público Federal.

FRASES

“Temos diferenças no campo ideológico, mas como homens públicos que somos, devemos trabalhar incondicionalmente para o bem de todos.” Josué Neto (PRTB), presidente da Assembleia Legislativa, pregando a paz com os colegas

“Não serei vice de ninguém.” Capitão Alberto Neto (Republicanos), deputado federal, sobre a disputa pela Prefeitura de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar