Ciet amplia qualificação para trabalhadores

O Ciet (Centro Integrado de Educação do Trabalhador) -escola do Sesi/Senai- inaugura até novembro deste ano um anexo para ampliar a qualificação dos trabalhadores da cadeia da construção civil.

No total, o Senai-AM aplicou R$ 453,83 mil na construção do prédio, que vai oferecer novos cursos de profissionalização e de capacitação de gestores, bem como um STT (Serviço Técnico e Tecnológico) na área de cerâmica vermelha.
Segundo o gerente do Ciet, Rizo Ribeiro, o anexo terá dois pavimentos. No primeiro vão ser instalados seis laboratórios, dois deles voltados aos novos cursos de marcenaria e serralheria e outros três direcionados aos cursos já existentes de eletricidade, gesso acartonado e instalador hidráulico residencial.

O outro laboratório vai comportar os testes do STT de cerâmica vermelha, que vai atender as empresas do setor oleiro do Amazonas, concentradas principalmente no município de Iranduba (a 25 km de Manaus).

“No laboratório de ensaios cerâmicos serão prestados serviços de análise em blocos e telhas de cerâmica vermelha, dentre os quais estão os testes de absorção de água, resistência, impermeabilidade e determinação de dimensões”, mencionou Rizo Ribeiro.

O novo laboratório do Ciet é um dos produtos do projeto multiestadual do Sistema Senai, denominado Laboratório de Cerâmica Vermelha, iniciado em agosto deste ano e com término previsto para dezembro de 2008.

Estados contemplados

O projeto é gerido pelo Departamento Regional do Amapá e visa estruturar os departamentos do Senai nos Estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Amapá com laboratórios, a fim de prestar assistência técnica e tecnológica às empresas do segmento e avaliar a qualidade de seus produtos.
Sobre o curso profissionalizante de marcenaria, o gerente adiantou que o núcleo de design do Ciet vai dar suporte aos professores na elaboração de tarefas práticas, fornecendo projetos da movelaria moderna aos alunos. “Ao invés de fabricar o banquinho, primeiro trabalho da maioria dos marceneiros, nossos alunos vão produzir peças modernas desenhadas pelo núcleo de design”, afirmou Rizo.

Centro vai capacitar profissionais diversos

Segundo o gerente do Ciet, o segundo pavimento do anexo terá cinco salas voltadas à capacitação de gestores da construção civil, público formado por administradores de empresas, engenheiros, arquitetos, mestres de obras, entre outros profissionais.

Além dos cursos já oferecidos, como ISO 9001/Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (Siac), ISO 14000 e Ferramentas da Qualidade, a unidade operacional terá novas opções de qualificação nessa área, com o objetivo de preparar os profissionais para administrar de modo eficaz os recursos humanos e financeiros de um projeto.

Cursos oferecidos

Entre os cursos que serão abertos estão os de Gestão de Material, Gestão de Custos, CEP (Controle Estatístico do Processo), Administração de RH e Gerenciamento de Resíduos. “Os responsáveis por uma obra lidam com pessoas simples. Nos cursos eles serão treinados para aperfeiçoar sua liderança e também adotar práticas gerenciais que vão ajudá-lo a planejar o projeto do começo ao fim”, enfatizou Rizo Ribeiro
O executivo lembrou ainda que uma das maiores dificuldades dos gestores de pequenas obras é calcular o orçamento. Nas reformas residenciais, por exemplo, tornou-se comum o engenheiro definir um valor inicial que é reajustado durante a execução do projeto.

Tanto os cursos de gestão como os novos cursos profissionalizantes terão em média 16 alunos por turma, o que facilita o ensino individualizado. “O aumento da oferta será acompanhado pela contratação efetiva de dez novos instrutores, entre engenheiros e arquitetos”, ressaltou o gerente.

Sobre o centro

O Ciet, que atua na educação convencional e profissional de jovens e adultos, é a primeira unidade integrada do Sistema Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas). No total, a unidade operacio

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email