Pesquisar
Close this search box.

Ciesa promove debate sobre PNLT

Um debate sobre o PNLT (Plano Nacional de Logística e Transportes) para o Ama-zonas, com o objetivo de discutir mecanismos e propostas para formatação de infra-estrutura de aplicação do plano no Estado, considerando suas peculiaridades e aspectos regionais garantindo o desenvolvimento econômico, foi realizado no auditório do Ciesa (Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas). A reunião contou com a participação de políticos, consultores especialistas na questão e cerca de 200 acadêmicos.

O debate que teve como mediador o professor do Ciesa Olavo Tapajós foi interativo, com os alunos fazendo questionamentos aos convidados sobre transporte coletivo, construção da ponte que ligará a cidade de Manaus ao Cacau Pirêra e manutenção de estradas.

O deputado Adjuto Afonso (PP), defendeu a transferência das atividades do porto de Manaus para área próxima da Ceasa no Distrito Industrial, onde poderá ser instalado outro porto unificando os processos de produção e escoamento dos produtos, tanto do PIM (Pólo Industrial de Manaus), quanto do interior do Estado.

“Hoje o fluxo de entrada e saída de mercadorias e insumos pela Sociedade de Nave-gação, Portos e Hidrovias do do Amazonas é muito grande, causando estressantes congestionamentos no trânsito no centro da cidade por falta de espaço. É preciso estudarmos nova logística para o problema”, conclamou.

De acordo com o PNLT, a partir de 2008 o Amazonas deverá ser contemplado com uma fatia dos recursos de R$ 5,8 bilhões destinados ao vetor amazônico. O plano está dividi-do em sete vetores logísticos: Amazônico, Centro-Norte, Nordeste Setentrional, nordeste Meridional, Leste, Centro-Su-deste e Sul. O PNLT está sendo desenvolvido pelo MT (Ministério dos Transportes), em cooperação com o MD (Mi-nistério da Defesa), através do Centran (Centro de Excelência em Engenharia de Transportes).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar