Em audiência pública virtual realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas, cientistas, parlamentares, professores e a sociedade, por meio das redes sociais, debateram os riscos do retorno das atividades presenciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  Segundo o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e sociólogo Luiz Fernando, o Estado começou o combate de forma equivocada. “Tivemos o pico de casos em abril e no mês de maio, que as taxas declinaram, ou seja, os leitos de UTI (Unidade Terapia Intesiva) começaram a respirar, e nesse cenário o Governo toma a decisão da medida gradual. Eu vejo essa medida como assustadora”, afirmou. A médica Luiza Garnelo, da Fundação Oswaldo Cruz, defendeu a prioridade para atendimento pré-hospitalar e o médico infectologista  da Fundação de Medicina Tropical, Bernardino Albuquerque disse que existe ainda uma situação futura muito preocupante, “de ter uma segunda onda que possivelmente poderá ser pior do que a primeira.

PARALELO

O Congresso Nacional deverá fazer uma contagem paralela dos dados da pandemia do coronavírus, para garantir a transparência das informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde.  A sugestão foi apresentada pelo líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), e pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), na reunião de líderes ontem e é uma resposta à polêmica criada pela alteração da metodologia de divulgação dos dados pelo Ministério da Saúde.

AFASTADO

O juiz Saulo Góis, da 1ª Vara da Justiça de Itacoatiara, determinou ontem o afastamento por 180 dias do prefeito Antonio Peixoto (PT), acatando pedido do Ministério Público, que acusa o gestor de desobedecer ordem judicial para respeitar o resultado de uma licitação para a limpeza pública do município. Na época do fato, o petista preferiu contratar outra empresa com dispensa de licitação, o que é flagrantemente ilegal.

REMOTO

Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Amazonas para orientar e auxiliar os servidores do órgão durante o período de isolamento social e, posteriormente, estendido para o público externo em geral, o robô JARVIS realizou 5.130 atendimentos remotos em dois meses de criação.

DE VOLTA

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor registrou mais de nove mil atendimentos não presenciais desde o início da pandemia do novo Coronavírus. Os dados compreendem o período entre março e maio deste ano. Por conta da pandemia, o Procon-AM teve que interromper os atendimentos na sede do órgão. Com isso, foram disponibilizados diversos canais de denúncia, entre eles, dois e-mails e cinco números de telefone. Todos seguem em funcionamento mesmo após a retomada das ações presenciais do órgão ontem. 

BOA IDEIA

As empresas que mantêm sites ou demais meios eletrônicos utilizados para oferta de determinado produto ou serviço durante a pandemia serão obrigadas a inserir link que mencione o site oficial dos Procons Estadual e Municipal nas páginas em questão. A proposta é do vereador Joelson Silva (Patriota).

INOVAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas deu início, neste mês, a um protocolo de saúde por meio de câmara hiperbárica para os bombeiros militares que atendem as ocorrências de mergulho. A ideia é resguardar a saúde desses profissionais, que pela atuação constante em mergulho em águas profundas de nossa região, ficam expostos a diversas doenças ocasionadas pela descompressão, uma etapa da atividade. 

QUEIMADOS

Dando continuidade ao plano de reordenamento da rede estadual de Saúde, a titular da Secretaria de Estado de Saúde, Simone Papaiz, esteve reunida com a direção do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e do Pronto Socorro da Criança da Zona Sul, além de corpo técnico da secretaria e representantes de empresas médicas, para discutir a criação de um Centro de Tratamento de Queimados do Amazonas, que atenda adultos e crianças.

SUCESSO

Com a proposta de oferecer apoio na divulgação de diferentes iniciativas da classe artística, a “Agenda Virtual” registra 180 eventos cadastrados em 50 dias. Desde o lançamento do projeto, em 16 de abril, o Portal da Cultura reúne apresentações de artistas e produtores culturais realizadas nas plataformas digitais.

FRASES

“Passei dias difíceis.” Amauri Maia (Republicanos), ex-prefeito de Benjamin Constant, sobre os 20 dias que passou na UTI lutando contra a Covid-19

“Há policiais que se acostumaram a trabalhar na base da extorsão e da tortura, pegando ponta com traficante pra fazer vista grossa”. João Victor Tayah, delegado de Polícia do Amazonas

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email