Pesquisar
Close this search box.

Cientistas fazem alerta

Cientistas fazem alerta

Em audiência pública virtual realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas, cientistas, parlamentares, professores e a sociedade, por meio das redes sociais, debateram os riscos do retorno das atividades presenciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  Segundo o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e sociólogo Luiz Fernando, o Estado começou o combate de forma equivocada. “Tivemos o pico de casos em abril e no mês de maio, que as taxas declinaram, ou seja, os leitos de UTI (Unidade Terapia Intesiva) começaram a respirar, e nesse cenário o Governo toma a decisão da medida gradual. Eu vejo essa medida como assustadora”, afirmou. A médica Luiza Garnelo, da Fundação Oswaldo Cruz, defendeu a prioridade para atendimento pré-hospitalar e o médico infectologista  da Fundação de Medicina Tropical, Bernardino Albuquerque disse que existe ainda uma situação futura muito preocupante, “de ter uma segunda onda que possivelmente poderá ser pior do que a primeira.

PARALELO

O Congresso Nacional deverá fazer uma contagem paralela dos dados da pandemia do coronavírus, para garantir a transparência das informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde.  A sugestão foi apresentada pelo líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), e pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), na reunião de líderes ontem e é uma resposta à polêmica criada pela alteração da metodologia de divulgação dos dados pelo Ministério da Saúde.

AFASTADO

O juiz Saulo Góis, da 1ª Vara da Justiça de Itacoatiara, determinou ontem o afastamento por 180 dias do prefeito Antonio Peixoto (PT), acatando pedido do Ministério Público, que acusa o gestor de desobedecer ordem judicial para respeitar o resultado de uma licitação para a limpeza pública do município. Na época do fato, o petista preferiu contratar outra empresa com dispensa de licitação, o que é flagrantemente ilegal.

REMOTO

Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Amazonas para orientar e auxiliar os servidores do órgão durante o período de isolamento social e, posteriormente, estendido para o público externo em geral, o robô JARVIS realizou 5.130 atendimentos remotos em dois meses de criação.

DE VOLTA

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor registrou mais de nove mil atendimentos não presenciais desde o início da pandemia do novo Coronavírus. Os dados compreendem o período entre março e maio deste ano. Por conta da pandemia, o Procon-AM teve que interromper os atendimentos na sede do órgão. Com isso, foram disponibilizados diversos canais de denúncia, entre eles, dois e-mails e cinco números de telefone. Todos seguem em funcionamento mesmo após a retomada das ações presenciais do órgão ontem. 

BOA IDEIA

As empresas que mantêm sites ou demais meios eletrônicos utilizados para oferta de determinado produto ou serviço durante a pandemia serão obrigadas a inserir link que mencione o site oficial dos Procons Estadual e Municipal nas páginas em questão. A proposta é do vereador Joelson Silva (Patriota).

INOVAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas deu início, neste mês, a um protocolo de saúde por meio de câmara hiperbárica para os bombeiros militares que atendem as ocorrências de mergulho. A ideia é resguardar a saúde desses profissionais, que pela atuação constante em mergulho em águas profundas de nossa região, ficam expostos a diversas doenças ocasionadas pela descompressão, uma etapa da atividade. 

QUEIMADOS

Dando continuidade ao plano de reordenamento da rede estadual de Saúde, a titular da Secretaria de Estado de Saúde, Simone Papaiz, esteve reunida com a direção do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e do Pronto Socorro da Criança da Zona Sul, além de corpo técnico da secretaria e representantes de empresas médicas, para discutir a criação de um Centro de Tratamento de Queimados do Amazonas, que atenda adultos e crianças.

SUCESSO

Com a proposta de oferecer apoio na divulgação de diferentes iniciativas da classe artística, a “Agenda Virtual” registra 180 eventos cadastrados em 50 dias. Desde o lançamento do projeto, em 16 de abril, o Portal da Cultura reúne apresentações de artistas e produtores culturais realizadas nas plataformas digitais.

FRASES

“Passei dias difíceis.” Amauri Maia (Republicanos), ex-prefeito de Benjamin Constant, sobre os 20 dias que passou na UTI lutando contra a Covid-19

“Há policiais que se acostumaram a trabalhar na base da extorsão e da tortura, pegando ponta com traficante pra fazer vista grossa”. João Victor Tayah, delegado de Polícia do Amazonas

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar