Pesquisar
Close this search box.

Chuva beneficia lavouras de milho

Chuva acima da média, entre março e maio, vai beneficiar culturas, como o milho 2ª safra (safrinha), especialmente no Paraná e Mato Grosso do Sul. As informações fazem parte do segundo Prognóstico Agroclimático realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
O boletim baseia- se em dados meteorológicos oficiais, como os do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e tem como objetivo traçar a evolução e os efeitos do clima sobre as culturas de inverno e outras, como feijão, mamona e cana-de-açúcar, durante este período.
Segundo o técnico da Conab Tarsis Piffer, além do milho 2ª safra, cujo plantio vem ocorrendo nos estados do Sul, também serão favorecidos pelo clima o feijão 2ª safra, citros, cana-de-açúcar e soja.
O estudo considera, ainda, a necessidade dos tratos culturais, a condição atual das lavouras e os riscos diante de pragas e doenças. São atribuídos, em cada caso, graus de impactos climáticos que variam de severidade alta (-3) a muito favorável (+3), por mesorregião estadual. “O valor é ponderado, de acordo com a representatividade da região para o estado ou o País, fornecendo um indicativo de como será a produção”, esclareceu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar