Pesquisar
Close this search box.

China afirma que maioria das exportações para os EUA é segura

A China garantiu na quarta-feira que as exportações realizadas pelo país para os Estados Unidos é segura, e informou que realizará uma investigação após a decisão da companhia americana Mattel de retirar do mercado 18,6 milhões de brinquedos fabricados no país asiático.
“Durante muitos anos houve um conjunto de sistemas de supervisão completo e rigoroso para garantir a qualidade e a segurança das exportações chinesas”, disse em nota a administração geral de supervisão de qualidade, inspeção e quarentena. “A grande maioria dos produtos de exportação da China para os Estados Unidos está de acirdi com os padrões americanos”.
No entanto, o governo, que supervisiona a qualidade das exportações chinesas, informou que está investigando o recall de produtos da Mattel, anunciado na terça-feira, e que trabalha com as autoridades americanas para resolver qualquer problema.
“Quanto ao segundo recall de brinquedos da Mattel, (o governo) está acompanhando este assunto de perto”, afirmou no comunicado. “Está em análise junto à Comissão de Segurança dos Produtos do Consumidor e uma investigação foi iniciada sobre o assunto”, informou ainda a nota.
A Mattel, maior companhia de brinquedos do mundo, anunciou a retirada de 18,6 milhões de brinquedos fabricados na China entre 2002 e janeiro de 2007, por temor de que contenham pintura à base de chumbo, altamente tóxica (brinquedos vendidos apenas nos EUA), ou imãs (que também chegaram ao Brasil) que poderiam ser perigosos se ingeridos.
Brinquedos suspeitos de conterem pintura à base de chumbo já provocaram a retirada em agosto de quase um milhão de produtos para crianças fabricados na China pela Fisher-Price, que também faz parte do grupo Mattel. No mês anterior, 1,5 milhão de trens de madeira tiveram que ser retirados do mercado.
A administração, que mencionou estas duas retiradas anteriores, ressaltou que “o governo chinês continuará aperfeiçoando a qualidade e a segurança dos produtos”.
A China é a maior fabricante de brinquedos do mundo, com uma produção anual de mais de 150 bilhões de iuans (cerca de US$ 20 bilhões), segundo dados da CTA – Associação de Brinquedos da China.
Produz mais de 70% dos brinquedos fabricados no mundo, até 80%, segundo a CTA. Suas exportações nesta área representaram mais de US$ 17 bilhões no ano passado. Os Estados Unidos são os maiores compradores, com mais de 38% do total exportado em 2005.A indústria chinesa de brinquedos também é muito fragmentada, com mais de 8.000 fabricantes, segundo estimativas. O setor emprega mais de quatro milhões de pessoas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar