28 de junho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Cheques sem fundos apresentam queda em setembro no Amazonas

Dos 2,4 milhões de cheques compensados no Amazonas, entre janeiro e setembro desse ano, 54,9 mil foram devolvidos por falta de fundos, representando 2,28% do total

Dos 2,4 milhões de cheques compensados no Amazonas, entre janeiro e setembro desse ano, 54,9 mil foram devolvidos por falta de fundos, representando 2,28% do total. O percentual é inferior ao mesmo período do ano passado, quando 60 mil cheques foram devolvidos, equivalendo a 3,07% do total, de acordo com o Indicador Serasa Experiam de Cheques sem Fundos.
Ainda segundo o levantamento do Serasa, em setembro, o índice de devolução se manteve estável em relação a agosto. Foram 349 mil cheques compensados, dos quais 5,5 mil foram devolvidos (1,57% do total), mesmo percentual anotado no mês anterior, com 376,4 mil compensados e 5,9 mil devolvidos.
Já na comparação com setembro de 2010, quando o índice marcou 2,59%, a melhora foi significativa. Na ocasião 211,9 mil cheques foram compensados e 5,5 mil devolvidos.
Para o conselheiro titular do Corecon-AM (Conselho Regional de Economia do Amazonas), Francisco de Assis Mourão Júnior, o resultado se deve à economia que se manteve aquecida durante boa parte do ano. “Agora com o Banco Central reduzindo a Selic – taxa básica de juros – para 11,5%, o comércio e a indústria começarão a se movimentar ainda mais, possibilitando mais emprego e renda para que o consumidor tenha condição de honrar suas dívidas”, detalhou.
No entanto, segundo ele, além do aumento na geração de empregos, a tomada de consciência por parte do próprio consumidor aparece como motivo complementar para o resultado do estudo. “O consumidor passa a se dar conta de que não pode gastar mais do que 30% de sua renda em compras parceladas sobre sério risco de se endividar”, destacou.
Para o economista, o índice pode cair ainda mais, o que só não ocorre “porque a cultura do parcelado ainda está muito enraizada no consumidor”, concluiu.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email