Pesquisar
Close this search box.

Cheque digital ganha o Relatório Bancário

Uma solução da brasileira Veros Tecnologia, voltada para o processamento por imagem de documentos bancários, foi a grande vencedora do Prêmio Relatório Bancário 2009 nesta categoria. A solução que permite a captura descentralizada e a custódia de cheques, borderôs, boletos e demais documentos utilizados pelos bancos, promove a automação do processamento destes itens, através de um sistema de workflow que interliga todas as agências e postos de atendimento do banco com o host (servidor central) da instituição financeira.
Entre os recursos do sistema, há capacidade de reconhecer e conferir os dados constantes de todos os campos dos documentos, como valores, códigos de barra, nomes dos titulares e até a autenticidade das assinaturas. Além da inteligência de processo, a solução abrange todas as etapas do trâmite dos documentos, desde sua digitalização nos kits de captura, instalados nos pontos de atendimento, até a checagem e consolidação das transações por imagem pelo sistema central dos bancos.
Já utilizada em escala real por vários bancos com operação no Brasil, a solução da Veros Tecnologia se destacou principalmente por já ter superado a marca de 200 milhões de documentos processados ao longo dos últimos dois anos, sendo a primeira do gênero no Brasil, com histórico de utilização em escala real de grande massa. Além disso, a operação com o sistema já envolve cerca de 800 agências bancárias espalhadas por todo o país.
De acordo com o diretor da Veros Tecnologia, Márcio Guariente, o conjunto de recursos da solução responde pela base tecnológica que irá ancorar a conversão dos bancos brasileiros para o modelo de truncagem (transação interbancária por imagem). “Como a adoção da truncagem de cheques passa a ser obrigatória a partir de 2010, os dois anos de ope­ração intensiva, e sem incidentes, posicionam a nossa solução como uma referência de mercado”, afirmou o executivo.
Concedido aos bancos que mais se destacam em excelência de serviços e gestão, o Prêmio Relatório Bancário, destaca também as personalidades mais influentes do setor financeiro e soluções de automação bancária que contribuem para o avanço do setor.
O prêmio está em sua quinta edi­ção e, segundo o diretor do Relatório Bancário, Marcos Cantarino, é utilizado pelos bancos e pelas empresas de tecnologia como um aval de qualidade concedido pela comunidade técnica e administrativa do setor em todo o Brasil. “Este ano, a escolha dos ganhadores envolveu um grande números de CIOs, jornalistas especializados, representantes de associações e dirigente de bancos de todos os portes”, concluiu o executivo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar