Pesquisar
Close this search box.

Cheia de encantos mil…

(Rio de Janeiro) – Impossível não concordar com Gilberto Gil….”O Rio de Janeiro continua lindo…O Rio de Janeiro continua sendo…” a terra dos sonhos e da alegria!
Em meio às belezas naturais e as inúmeras atrações turísticas, a exemplo do Cristo Redentor, Quinta da Boa Vista e do bondinho (que se encontra interditado até segunda ordem), a capital fluminense oferece aos seus admiradores a efervescência cultural da cidade, e inúmeras opções para aqueles que gostam dos ‘agitos’ da vida noturna.
A Lapa, bairro da zona central, conhecido como o berço da boemia carioca é um dos lugares mais cults da cidade e que abriga uma variedade de estilos (e pessoas) num mesmo espaço. No reduto, principalmente dos ‘alternativos’, é possível encontrar uma gama de barzinhos e casas noturnas, sem falar no “Aqueduto da Carioca (1723)”, considerado a obra arquitetônica de maior importância do Rio Antigo e um dos principais símbolos da cidade. Por trás da imponente (e bela) construção em estilo romano, fica a rua dos Arcos, via ocupada por edificações centenárias, entre elas a Fundição Progresso, centro cultural, casa de shows e escola de modelo único no mundo onde a arte é pensada, produzida, ensinada e apresentada para cerca de 800 mil pessoas anualmente.
O local que pertenceu a uma antiga fábrica de objetos de ferro desativada nos anos 70, acontecem desde grandes eventos do showbizz às manifestações tradicionais e renovadas do Carnaval carioca. Intrépida Trupe, Armazém Cia de Teatro, Teatro de Anônimo, Vídeo Fundição, CDI e Orquestra Petrobras Sinfônica são alguns dos grupos culturais que habitam o espaço diariamente.
Além disso, a Fundição se tornou referência para o Carnaval, com a criação do “Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas”, que já recebeu mais de 6 mil inscrições ao longo dos últimos seis anos e movimenta cerca de 30 mil pessoas em seus eventos a cada edição; e com os ensaios de importantes blocos carnavalescos em sua sede, como o Monobloco, o Rio Maracatu e o Bangalafumenga.
Palco de momentos históricos, a casa de espetáculos da Fundição Progresso está entre os principais espaços de shows no Rio de Janeiro. No mês de outubro, a casa contemplou seus frequentadores com os shows de O Rappa, SOJA, Monobloco, Barão Vermelho e Seu Jorge. Se estiver de passagem pelo RJ confira a programação no site: http://www.fundicaoprogresso.com.br/
Outro destaque, dentre os ‘redutos da Lapa’ é o Circo Voador, outro importante espaço cultural carioca e berço de bandas célebres do cenário nacional da década de 1980. O espaço foi um dos grandes propulsores do rock nacional, na época, e viveu anos de glória como palco de grandes movimentos culturais. Mas em 1996, o espaço teve seu alvará cassado e foi fechado. Hoje, reconquistou o seu público e seu status de um dos maiores palcos do Rio de Janeiro. Além de shows, a casa oferece cursos e exposições, incluindo a que está montada sob andaimes, com 68 fotos de apresentações marcantes, que passaram pelo local. A mostra pode ser também considerada uma instalação onde se pode circular e até entrar em alguns andaimes onde foram colocados monitores. Três telões passam simultaneamente trechos de shows históricos.
Para quem gosta de samba e gafieira, uma boa sugestão é conhecer o Bar da Boa e o Lapa 40 graus (casa que pertence ao coreógrafo Carlinhos de Jesus), onde é possível ‘esbanjar’ o ritmo na pista.

Pura arte

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) é um dos mais importantes do Brasil, localizado no centro do RJ. O acervo conta com um conjunto de 106 peças de escultura africana, obras de arte popular e uma coleção de obras raras, distribuídas entre pinturas, esculturas, a exemplo de “A Batalha dos Guararapes (1879)”, “Primeira Missa no Brasil (1859)”, “Joana Darc (1883), “Sansão e Dalila (1893)” e “Estudo para a Fachada do Teatro Municipal do RJ (1907)”. Para quem curte artes plásticas poderá, ainda se deparar em plena praça da Cinelândia com uma exposição denominada “Labirinto de Vidro”. A instalação é do norte-americano Robert Morris, considerado um dos criadores do Minimalismo e de Land Art.
Já no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ), local que integra muitos espaços num só, a arte está permanentemente em cartaz. Espetáculos teatrais, palestras, exibições de filmes e exposições de artes plásticas e fotografias são algumas delas. Para acompanhar a agenda que contará com temporada de “Espanca!”, “Festival Panorama – 20 Anos”, “Impressionismo: Paris e a Modernidade” e o último ciclo de palestras do centenário Nelson Rodrigues, acesse: http://www.bb.com.br.
Em Santa Teresa, bairro conhecido pelas construções históricas, pelos bondes que circulam em suas ruas (mas que só voltam a ativa em 2014), e pela vista panorâmica da cidade, faz do lugar uma das principais atrações turísticas do Rio. No “Montmartre carioca” é possível curtir a vida noturna, e passear por espaços como o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, criado em 1997. A casa restaurada pela Prefeitura do Rio pertenceu à maior mecenas das artes da cidade, Laurinda Santos Lobo, e oferece um auditório inclinado de 70 lugares, galeria, palco externo, terraços panorâmicos e um mirante de 360 graus sobre a baía da Guanabara e o Pão de Açúcar.
Na zona norte, a boa notícia é a volta do Imperator, tradicional e maior sala de cinema da América Latina, inaugurada na década de 70, no Méier. O local virou casa de shows e foi desativada por muitos anos. Em 2011, tem suas portas abertas novamente, sendo batizado de Centro Cultural João Nogueira, com uma programação voltada para shows, teatro, cinema e com a exposição permanente “Madeira de Lei”. A mostra traz a trajetória do sambista homenageado, incluindo uma réplica do Clube do Samba, local onde funcionava o bloco, que ajudou a revitalizar o Carnaval de rua carioca.
E para explorar ainda mais o que a Cidade Maravilhosa pode oferecer, acompanhe a programação carioca pelo site: rioshow.oglobo.globo.com!

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar