Pesquisar
Close this search box.

Chávez e Kirchner assinarão acordos na área de energia com Evo Morales

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner, assinarão acordos energéticos com seu colega Evo Morales, presidente da Bolívia, entre hoje e sexta-feira, em encontros na cidade de Tarija (sul da Bolívia).
Morales confirmou que definirá nesta quinta-feira em La Paz (capital administrativa e sede do governo boliviano) um acordo com Chávez para criar a Petroandina com contribuições das companhias estatais PDVSA (Petróleos de Venezuela) e YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos).
A criação da companhia vem sendo anunciada desde o ano passado, e será concretizada depois de o Congresso boliviano aprovar uma contribuição simbólica de US$ 62 mil de capital, que, entretanto, garantirá à YPFB a maioria na sociedade.
Evo Morales disse na quarta-feira que a nova companhia procurará petróleo no norte do departamento de La Paz, uma região pouco explorada, mas onde o governo verificou a existência de combustíveis saindo à superfície.
Chávez chegará a La Paz no fim da tarde da quinta-feira. Na sexta-feira, dia 10, pela manhã, viajará com Morales a Tarija, onde participará da assinatura de acordos energéticos do anfitrião com Nestor Kirchner.
Segundo Morales, ele e Hugo Chávez viajarão na tarde da sexta-feira a Entre Ríos, povoado região cocaleira do Chapare (600 km a leste de La Paz), berço político de Evo Morales, para anunciar a criação de uma empresa termelétrica.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar