Pesquisar
Close this search box.

Cetam oferece informática para portadores de necessidades visuais

https://www.jcam.com.br/ppart24052009.jpg

O Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) realizará nesta segunda-feira, 25, às 15h, na escola estadual Joana Rodrigues Vieira a cerimônia de abertura e aula inaugural do curso de informática “Oportunizando uma Visão Digital”, destinado a deficientes visuais. O projeto é de criação da Udevima (União dos Deficientes Visuais de Manaus) em parceria com o Cetam, responsável pela manutenção dos equipamentos e com a Seduc, que cedeu o laboratório de informática da escola. Os cursos de informática têm como objetivo inserir os deficientes visuais no mercado de trabalho e promover a inclusão digital.
Para atender aos portadores de necessidades visuais, o Cetam, através do projeto Inclusão Digital montou duas turmas, com dez alunos, que funcionarão no período vespertino, de segunda a sexta-feira, do dia 25 de maio a 14 de agosto. A intenção é atender até o fim deste ano, 250 alunos. De acordo com a diretora acadêmica da instituição, Stela Cyrino, a iniciativa é inédita no Amazonas e vai ajudar tanto as empresas quanto os portadores de necessidades visuais, já que existe em lei, uma cota para empregar essas pessoas, mas não existe capacitação profissional para elas.
O software utilizado para as aulas é o Dosvox, programa específico para deficientes visuais que reproduz a voz humana para conversar com o aluno. Assim eles podem aprender a navegar na internet e manusear os programas do computador.

Serviço

Curso: Dosvox – “Oportunizando uma Visão Digital”
Local : Laboratório de Informática da Escola Estadual Joana Rodrigues Vieira – rua Lorival Muniz, n° 514 – Glória Fone:3625-0609
Cerimônia de abertura: 25 de maio , às 15h

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar