Com o desenvolvimento de novos mercados, surgem novas fronteiras mercadológicas e geográficas e com as grandes distâncias entre os pólos produtores e consumidores, temos como conseqüência a vulnerabilidade na ruptura da cadeia logística, ou seja, falha no atendimento ao cliente por falta de produtos. Buscando como principal finalidade a imediata disponibilidade de produtos, a implantação ou utilização de Centros de Distribuição torna-se uma grande vantagem competitiva pois flexibiliza o atendimento das diferenciadas demandas com a velocidade e qualidade de serviço que o cliente espera e exige.
O Centro de Distribuição (CD) e diferente de Armazém Geral, pois gerencia o fluxo de informações e de produtos associados, contribuindo para a diminuição das distâncias, reduzindo os prazos de entrega e atendendo de forma personalizada as necessidades do cliente.
Considerando que as empresas evidenciam a ineficiência em seus processos e identificam o impacto dos altos custos de produção e os custos no desperdício do fluxo logístico de distribuição convencional de seus produtos, torna-se necessário a implantação de um CD que fortalecerá sua estratégia no ambiente de competição agressivo e globalizado e pelo novo perfil de exigência do cliente final. Em função desses fatores, as empresas estão revendo suas estratégias e optando cada vez mais pela implantação de Centros de Distribuição, se diferenciando com entregas rápidas, eficientes e consequentemente reduzindo seus custos.
Evolui com destaque o número de empresas de diferentes setores, desde as manufaturas até as redes de varejo, que passaram a operar com CD. Essa modalidade explica as diferentes vantagens de centralizar os processos de recebimento, estocagem, inventário, separação de pedidos, embalagem, customização e expedição, agregando significativa redução nos custos do fluxo logístico, pois um CD passa a ser um dos mais importantes elos desse fluxo, que gerencia todas as informações consolidando os estoques, processamento e distribuição, podendo até controlar e balancear as variações entre o planejamento de produção e a demanda. Os estoques centralizados permitem um melhor controle de seus níveis e de suas necessidades de reabastecimento.
Se o CD administra vários clientes com a mesma metodologia de processo, permite consolidar carregamentos, rotas e destinos comuns ainda mais eficientes para os clientes principais ou mesmo na distribuição em geral. A localização geográfica do CD próximo ao mercado consumidor é um fator importante, tendo em vista a redução das distâncias, redimensionamento de veículos de entregas, melhor ocupação desses veículos, freqüência maior de entregas e otimizando tempo e custos. Dependendo da configuração do projeto, um CD pode dispor de escritórios para seus clientes que possuem os produtos armazenados, área para cross-docking (transbordo de produtos diretamente da doca de recebimento para a doca de expedição, sem estocar), área para manutenção e estacionamento de equipamentos e área para descanso de motoristas.
Em conceito os Centros de Distribuição são dimensionados e planejados para colocar a administrar produtos em movimento, ou seja, o armazenamento deve ser no tempo mínimo possível utilizando-se da máxima automatização para receber produtos de varias fábricas e fornecedores e expedi-los para os clientes com rapidez.
A redução do lead-time (tempo de ressuprimento) em um CD deve ser perseguida continuamente, pela disponibilidade dos produtos o mais próximo do ponto de venda, agilização na localização interna e carregamento dos produtos e flexibilidade e eficiência na distribuição para o cliente. Dessa forma, aumenta-se a freqüência de pedidos e entregas, reduzindo os volumes e diminuindo os custos de inventario, reduzindo por consequencia os custos totais do fluxo logístico, colocando a empresa tomadora do serviço em um novo patamar de competitividade.
Em resumo os fatores principais que viabilizam a implantação ou utilização de um CD são:
aEficiência nas entregas;
aRedução de inventário;
aMelhor nível de serviço;
aRedução do lead-time;
aAumento da competitividade;
aFortalecimento da marca junto ao cliente;
aRedução de custos no fluxo logístico.
Para o processo de análise de viabilidade da implantação ou utilização de um CD e necessário um planejamento estratégico considerando todas as variáveis dos fluxos e metas desejados, de modo que as considerações finais dessa análise estabeleçam e identifiquem as condições ideais que agreguem valor ao negócio, pois esse é o objetivo.
Nos estudos mais recentes destaca-se a logística como de grande contribuição e vantagem competitiva real, portanto a implantação ou a utilização de um Centro de Distribuição propiciará a exploração de novos mercados, fortalecendo e ampliando o market-share, garantindo a difícil sustentação em um mercado cada vez mais globalizado, concorrido, exigente e buscando superar as expectativas do cliente.
Centros de distribuição como vantagem competitiva
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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