Pesquisar
Close this search box.

Centrais sindicais param em 11 de julho

Em reunião na manhã de ontem, as centrais sindicais definiram o dia 11 de julho como data para os protestos que farão em todo país. “Será um dia nacional de luta com greves e manifestações em todos os Estados”, disse o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.”Vamos parar contra a inflação e para pedir também mudanças na política econômica do governo.”
Conforme a Folha de S.Paulo antecipou na edição de ontem, as cinco centrais sindicais decidiram realizar os atos para pedir a retomada das negociações da pauta dos trabalhadores, aproveitando a onda de protestos que vêm pedindo qualidade no transporte público e contrárias ao aumento das tarifas.
Na pauta das centrais sindicais estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e contra o projeto de lei que permite ampliar a terceirização.
Também estão na pauta o direito de greve dos servidores e o fim das demissões imotivadas para diminuir a rotatividade de empregos. Essas duas últimas reivindicações se referem às convenções da OIT 151 e 158.
A reunião durou cerca de duas horas e participaram dirigentes das cinco centrais reconhecidas pelo governo: Força, CUT, UGT, CTB e Nova Central, além da CSP-Conlutas e CGTB.
As centrais querem mais recursos em educação, saúde, transporte e segurança.
As manifestações não são vinculadas à greve geral que está sendo marcada pelas redes sociais para o dia 1° de julho.

Abono

Termina na sexta-feira(28) o prazo para o saque do abono salarial PIS/Pasep referente ao período 2012/2013. De acordo com o Ministério do Trabalho (MTE), mais de 1 milhão de beneficiados ainda não efetuaram o saque.
De um total de 20,7 milhões de trabalhadores aptos a receber o benefício, segundo informa o MTE, 19,6 milhões já fizeram o saque -94,84% do total, a um custo de mais R$ 12 bilhões em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O benefício, no valor de R$ 678, vem sendo pago desde março aos trabalhadores que se enquadram nas exigências.
Para ter direito ao benefício, é preciso que o trabalhador tenha estado formalmente empregado no ano anterior por pelo menos 30 dias. No período em que esteve empregado, a média de sua remuneração não pode ser superior a dois salários mínimos. É também necessários estar cadastrado no programa PIS/Pasep por pelo menos cinco anos.
Quem tiver direito ao benefício deve se dirigir a uma agência da Caixa (para quem está inscrito no PIS) ou a uma agência do Banco do Brasil (para quem estiver inscrito no Pasep).
Aqueles que tiverem Cartão Cidadão da Caixa com senha cadastrada, podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui.
Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar