Pesquisar
Close this search box.

Cemig amplia fatia na Light e avança no setor energético

A estatal mineira Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) segue avançando na sua política de ampliar a atuação no mercado brasileiro de energia com o fechamento do acordo que aumenta a sua participação na Light (empresa com atuação no Estado do Rio de Janeiro), anunciado na semana passada. Nos últimos quatro anos, a Cemig, até então voltada exclusivamente para o mercado consumidor de Minas Gerais, expandiu os seus negócios e agora atua em geração, distribuição e transmissão em 20 Estados, além do Chile.
Em 2009, a empresa mineira de energia já havia comprado por R$ 2,2 bilhões a Terna Participações, braço brasileiro da estatal italiana Terna SpA. A empresa de transmissão atua em 11 Estados (SP, MG, RS, SC, BA, GO, MA, PB, PE, RN e TO). Em 6 de outubro passado, quando o governador Aécio Neves (PSDB) acertava na Itália a transferência dos ativos da Terna para a Cemig, a estatal anunciava, em Belo Horizonte, que estava em entendimentos finais para fechar o acordo com a Andrade Gutierrez e a Pactual Energia Participações, finalizado.
A Cemig, que já integrava o grupo controlador da Light desde 2006, terá agora 39% do controle da empresa. A transferência das ações envolvendo todas as empresas, inclusive a participação de terceiros, vai envolver cerca de R$ 1,6 bilhão, informou a companhia. A empresa tem essa política de expansão pelo território nacional estabelecido em seu plano diretor – em 2005 ela começou a fazer as aquisições.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar