Pesquisar
Close this search box.

Ceias do mundo para a sua mesa de Natal

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/12%20Dez/05/1912_B1a.jpg

Daqui a cinco dias já é Natal e uma das melhores partes das comemorações do nascimento de Jesus é a ceia que, por tradição acontece à meia-noite do dia 24 para o dia 25 e se repete, no almoço do dia 25, com o R.O.

Para ajudar as famílias a não ter tanto trabalho na preparação destes acepipes, e faturar um extra com as comilanças, alguns restaurantes estão lançando pratos específicos do Natal, num cardápio extra, que busca satisfazer ao mais exigente dos paladares.

O tradicional restaurante português, Calçada Alta, no Centro, com 30 anos servindo algumas das delícias da culinária lusa, apresenta com destaque aquele que não pode faltar numa ceia: o peru, acompanhado com arroz e farofa.

“Este cardápio foi criado por meus pais, seu Antonio e dona Quelé, desde que abriram o Calçada Alta há 30 anos”, lembrou Marcos Calçada Alta, atual proprietário do restaurante.

Para completar a lista de carnes vermelhas, o chef Marcos ainda disponibiliza o pernil de porco, o pernil de cordeiro e o medalhão de filé, também acompanhados com arroz e farofa.

Desde 15 de novembro o chef está recebendo os pedidos de ceias e vai aceitá-los até o dia 24, com a opção de o cliente receber a ceia em casa ou ir pegá-la direto no restaurante.

E se o bacalhau não pode faltar, Marcos caprichou nos pratos com este peixe das águas geladas.

“Temos suflê de bacalhau, bacalhau gratinado, bacalhau de forno, bacalhau a Lagareira, bacalhau Zé do Pipo, bacalhau a Bras, bolinhos de bacalhau e pastéis de bacalhau”, listou.

E para que a noite de Natal seja repleta de doces lembranças: pastéis de Belém, patas de veado, queijadinhas e pudim de leite, numa viagem imaginária a Portugal.

Ano passado o Calçada Alta abriu o espaço para confraternização de empresas e fechou dois pacotes. Este ano, até ontem, 48 eventos de confraternização já haviam sido realizados no restaurante.

Com sabor peruano

De Portugal para o Peru, o Miraflores, no bairro de Flores, cujo cardápio é totalmente do país andino, começou a aceitar pedidos de ceias desde o dia 23 passado. Há quatro anos o restaurante prepara ceias e realiza confraternizações.

“Este ano chegaram pedidos de ceia e de confraternização em maior quantidade do que no ano passado. Praticamente todas as noites temos confraternização de empresas aqui no Miraflores”, comemorou Robenita Caldas, proprietária do restaurante.

Quem não poderia faltar no cardápio, lógico, é o prato mais típico do Peru: o ceviche (peixe cru, de carne branca, marinado em suco de limão ou lima ou outro cítrico. Camarão, lagosta ou mesmo polvo também podem ser usados).

“Colocamos no cardápio todos os nossos ceviches: de camarão, salmão, misto, manjar dos deuses, de peixe, rocoto e da casa”, listou.

“Muitos peruanos moram em Manaus e vêm comemorar saboreando suas comidas típicas para lembrar de sua terra, mas manauaras também já se tornaram fiéis consumidores de ceviche, independente de datas”, falou.

Ainda no cardápio da ceia andina: arroz chaufa (misto, simples ou com marisco), papa la huancaina (creme de queijo coalho, batata portuguesa e toque do chef) e causa rellena (batata recheada).

“Vamos atender pedidos de ceias e confraternizações até o dia 24. No caso das ceias, mandamos entregar em casa se o cliente desejar”, avisou.

Ceia tradicional

O casal Fabiano e Sandra, proprietários do restaurante Du Chef’s, com o novo espaço inaugurado há pouco mais de um mês, iniciaram este ano com as ceias dando destaque para os pratos tradicionais.

“Claro que o peru não pode faltar, bem como o chester e o pernil, decorados com frutas natalinas”, informou Fabiano.

Aí seguem os acompanhamentos: arroz natalino (com uvas passas, presunto e ervilhas verdes), a farofa natalina (com uvas passas, bacon e batata palha) e o salpicão (peito de frango desfiado, uvas passas, uvas verdes, maçã, cenoura ralada e batata palha).

E continuam as delícias que nos acostumamos a ver nas mesas de nossas casas, ou das casas que visitamos para cear: pirarucu de casaca (lascas de pirarucu seco, farinha de Uarini no leite de coco, batatas e bananas fritas, ervilhas verdes), salada de bacalhau (bacalhau desfiado salteado no azeite, salsa com cebolas, pimentões coloridos e alface americana) e lasanhas: bolonhesa, de frango, de bacalhau.

“Pra fechar, com um doce sabor, a Taça da Felicidade, grande ou pequena, com pudim de leite, creme de cupuaçu, creme de chocolate, frutas natalinas e biscoito Champanhe”, informou Sandra, especialista em doces.

“Começamos este ano o serviço de ceias de Natal, então, ainda não temos estrutura para entregar em casa. O cliente precisa pegar aqui no Du Chef’s até o dia 24, mas como temos capacidade para 120 pessoas sentadas, aceitamos festas de confraternização”, avisou Fabiano.

Serviço

– Calçada Alta, 3234-4081 e 9 9417-3269

– Miraflores, 3304-4789 e 9 9428-4999

– Du Chef’s, 9 9421-5497        

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar