CDL vai monitorar mídias sociais

A CDLM (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus) lançará amanhã um novo serviço de monitoramento de dados e mídias sociais aos lojistas e empresas de Manaus. A plataforma chamada de “Gestão de Relacionamento Social” é produzida pela Oracle e é a mesma utilizada pelo presidente americano, Barack Obama em suas campanhas eleitorais.
O consultor Internacional de Tecnologia e Comunicação Digital da empresa Oracle, Marcelo Castro, explica que a plataforma cria comparativos e perfis para auxiliar os empresários na criação de empresas e monitoramento de seus produtos e marca. “O serviço cria comparativos. É possível ver evolução, perfil, tendência de uma marca ou produto. Só com essas estatísticas conseguimos perceber o movimento da sociedade”, destaca. Marcelo explica que esse monitoramente tem se tornado cada vez mais essencial para as empresas e que ainda caminha devagar no Brasil e em Manaus.
Segundo Marcelo Castro será a primeira vez que uma entidade de classe disponibilizará uma plataforma de tecnologia que irá oferecer uma ferramenta desse porte para os empresários no país. “Algumas grandes empresas possuem no país, além da Polícia Federal. Mas é a primeira vez que ficará acessível para a sociedade que poderá utilizar para consultar e para gerir seus negócios e criar campanhas. Não só os lojistas, mas todos que tiverem interesse poderão acessar, como funciona hoje com a consulta ao CPF”, explica.
O Software gera um relatório, baseado em filtros de pesquisas, semelhante aos utilizados por sites como o Google. No entanto, ele permite pesquisas mais apuradas por áreas e acessa sites em flash e outros não acessados por sites de pesquisas convencionais. Além disso, a plataforma disponibiliza gráficos sobre o que foi encontrado, possibilidade de categorização automática de posts, centralização de todas mídias em uma única interface e até mesmo a identificação da conta que fez determinado comentário ou crítica, para que a empresa possa buscar o consumidor.
“O serviço funciona em 3 módulos. O primeiro é você ouvir. Saber o que se fala da sua empresa do seu produto, ou mesmo do concorrente. Conhecer o mercado. O segundo módulo te permite interagir, ouvir reclamações e rebater, conquistar o cliente, negociar, A terceira é buscar o engajamento. Desenvolver ações em cima dos dados. Percebeu que as pessoas reclamam da embalagem, trabalha para mudança, cria campanha de escolher nova embalagem, detecta o problema, interage e busca resolver e trazer o cliente para seu lado”, comenta.
As pessoas interessadas deverão buscar a CDLM que gerará o relatório baseado no pedido. Será cobrada uma taxa ainda não revelada. No entanto, Marcelo afirma que foi um estudo e que estará acessível para pequenas e médias empresas. “A pessoa pode acrescentar coisas, modificar. Será um avanço grande na conquista do mercado. Um passo a frente para os empresários de Manaus”, comenta.
Além dos lojistas há a expectativa de que outras instituições utilizem o serviço. “Dá suporte para várias áreas: Copa do Mundo, segurança, empresários. O monitoramente permite identificar com precisão comentários para achar bandidos, identificar protestos, crimes”. Amanhã, a partir do meio dia, haverá um encontro entre a CDLM e agentes da segurança pública para apresentação da plataforma.
O evento de lançamento acontecerá amanhã, a partir das 8h e contará com a presença de especialistas da Oracle, que estarão em Manaus para palestras. O software estará disponível na CDLM a partir de segunda-feira.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email