O deputado Luiz Castro (PPS) disse que o Amazonas gasta em média 0,62% do seu orçamento total com comunicação. Segundo ele, o montante de R$ 45,789 milhões, orçado este ano para gastos com pagamento de pessoal na área de comunicação e publicidade do governo, representa três vezes mais que os outros estados analisados, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Pernambuco.
Conforme levantamento de Castro, o Amazonas orçou para 2008 gastar com comunicação, proporcionalmente, uma vez e meia a mais que o Pará (R$ 40,028 milhões), quase três vezes mais que Pernambuco (R$ 31,614 milhões), cinco vezes mais que a Bahia (R$ 20,754 milhões), sete vezes mais que São Paulo (R$ 92,401 milhões), nove vezes mais que o Rio de Janeiro (R$ 26,679 milhões) e dez vezes mais que o Paraná (R$ 10,262 milhões).
No entanto, em gastos nominais, o Amazonas perde para São Paulo que disponibilizou para a comunicação o montante de R$ 92,401 milhões de seu orçamento de R$ 106 bilhões. O Amazonas tem um orçamento de R$ 6 bilhões e vai gastar R$ 45 milhões em comunicação. Fazendo uma comparação de gasto per capita, Castro disse que o Amazonas é de longe o que mais gasta. “Está previsto no orçamento de 2008 uma despesa com comunicação de R$ 14,21 por habitante. Portanto, teremos um gasto per capita duas vezes e meia maior que o Pará, quase quatro vezes maior que Pernambuco, seis vezes maior que São Paulo, oito vezes e meia maior que o Rio de Janeiro, nove vezes e meia maior que a Bahia e 14 vezes maior que Paraná.
Diante dos números expostos, Castro defende que o governo estadual gaste com publicidade apenas naquilo que for de interesse da população, visando informá-la sobre ações de governo quanto a melhorias serviços de utilidade pública.
Castro diz que governo do Amazonas gasta muito com publicidade
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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