Pesquisar
Close this search box.

Castro destaca união de forças para prorrogação da ZFM

O nome mais forte da oposição ao governo do Amazonas e do Brasil, o senador Arthur Virgílio (PSDB) entrou, definitivamente, na campanha eleitoral deste ano. Após período de silêncio e indefinições acerca das coligações de seu partido no Estado, Arthur cumpre o compromisso com o PSDB e monta palanque para o presidenciável, José Serra no Amazonas e entra fortalecido na campanha, pela mobilização nacional a favor da prorrogação da ZFM (Zona Franca de Manaus) no Congresso.
Após oficializar chapa com PPS e PV no Amazonas, o PSDB, que até o final de junho, não tinha nada definido, além da candidatura á reeleição de Arthur Virgílio ao Senado, agora tem candidato ao governo do Amazonas, palanque certo para receber o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra e dar suporte ao parlamentar durante a campanha. O vereador, Hissa Abrahão, escolhido como candidato a governador pela chapa, reafirmou o compromisso de liderar o palanque e trabalhar para reeleger Arthur e alçar o nome de Serra no Estado.”Vou pedir voto para o Serra e vamos ajudar a reeleger Arthur Neto e os demais candidatos à Assembléia Legislativa e à Câmara Federal. Esse é o nosso papel nas eleições deste ano”, afirmou o vereador.
Para o senador Arthur Neto a campanha inicia positivamente, já que entra fortalecido por conseguir emplacar a votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 17/2008, que prorroga a Zona Franca de Manaus até 2033, para esta semana no Congresso. Para este projeto de emenda, Arthur conseguiu unir oposição e base governista nacional em torno da aprovação da PEC, o que fortalece qualquer parlamentar, sendo este, principalmente, parte da oposição.
O apoio do Palácio do Planalto à PEC foi declarado pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), que anunciou acordo entre situação e oposição para apoiar a aprovação da prorrogação dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus por mais dez anos.
Para o deputado estadual, Luiz Castro (PPS), o senador tucano demonstrou força e provou que sua presença no Congresso é importante. “Esta é uma demonstração cabal e inequívoca da importância da atuação do senador Arthur Virgílio Neto. Sua força de atuação, capacidade de ação, inteligência e dedicação ao seu trabalho em defesa do Amazonas”, disse, Castro, destacando ainda que esse é um momento importante para o Estado. O deputado ressaltou, ainda, a postura correta e inteligente do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou o apoio à emenda do senador, mesmo ele sendo de oposição ao governo. “Arthur conseguiu uma vitória e uniu forças de oposição e situação da bancada do Amazonas. É um momento bonito da democracia”, disse ele.

Deputado da oposição elogia postura de Lula

Segundo Castro, o gesto do presidente da República colocou os interesses do Amazonas acima das divergências partidária. “Arthur teve a proposta recomendada por fazer uma oposição construtiva e que respeita as ações do governo, mas que fiscaliza quando necessário e empresta apoio quando as propostas são valiosas e de interesse da sociedade”, argumentou.
O deputado fez questão dizer que a emenda do senador vai dar garantia e a segurança do PIM (Polo Industrial de Manaus) até que o próximo presidente ou a próxima presidente venha assumir e possa trabalhar por um prazo maior ou pela perenização da Zona Franca. “Mas essa emenda já vai dar segurança às empresas instaladas no PIM ou para as que venham investir nos anos vindouros”, afirmou.
A PEC que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca entra na pauta de votação do esforço concentrado que o Senado realizará nos dias 6 e 7 de julho. O deputado Adjuto Afonso (PP), além de reconhecer o trabalho de Artur Neto no Senado, destacou gesto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Todos os parlamentares, independente de quem seja o pai da criança, devem ter união. Unir a bancada toda, Arthur, Vanessa (Grazziotin, deputada federal), Átila (Lins, deputado federal) para a aprovação da emenda e se preparar para começar a planejar a perenização da ZFM”, disse o deputado.
Segundo ele, recentemente, recepcionou uma comitiva de empresários chineses interessados em investir no Amazonas. “Pude ver o interesse deles em conhecer o Amazonas”, afirmou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar