Pesquisar
Close this search box.

Casarão da Inovação Cassina dá visibilidade ao Polo Digital de Manaus

“Inovação não é só criar algo novo, mas incrementar o que já existe”. A fala é de Fábio Araújo, chefe da Divisão de Apoio ao Empreendedor do Casarão da Inovação Cassina. Localizado na rua Bernardo Ramos -Centro Antigo de Manaus -, o prédio foi construído em 1899 sendo originalmente um hotel, que entrou em decadência com o declínio do chamado ‘Ciclo da Borracha’ e virou um cabaré. Porém, após processo de restauração entre 2019 e 2020, o Casarão foi reinaugurado em 18 de novembro de 2020, tornando-se um marco na criação do Polo Digital de Manaus. Mais do que tudo, o Casarão tornou-se uma metáfora daquilo que pode ser Manaus daqui para frente: uma mistura de Belle Époque carregada com altas doses de modernidade.

“O Casarão Cassina é um ambiente de inovação gerenciado pela Prefeitura de Manaus através da Semtepi (Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação). É aberto ao público e, quem quiser utilizá-lo, basta fazer o agendamento. Temos aqui um espaço de coworking, salas de reunião, auditório, toda uma estrutura para atender empreendedores e startups que estão iniciando agora e não possuem uma sede”, explica Fábio, falando sobre os benefícios que são visados com o empreendimento, que cede espaços de forma gratuita.

Fábio Araújo explica que o espaço está aberto ao público e funciona por agendamento – Foto: Leanderson Lima

Para entender essa dinâmica que mistura passado com o presente, e que dialoga com o futuro, basta conhecer de perto a estrutura do lugar que, de prédio decadente abandonado,  se transformou num símbolo daquilo que pode ser feito em toda a cidade: modernizar, sem perder a  essência.    

“A ideia é que o Centro Histórico de Manaus se torne o distrito de inovação da cidade e o Casarão é o pontapé inicial para isso. Queremos trazer os parceiros para perto, institutos de tecnologia, startups, empresas convencionais que estão começando agora a ter inovação dentro do seu escopo. A gente tem feito muitos eventos de inovação, trazendo muita gente pra cá”, detalha o gestor, informando que no final deste mês, será realizado um Hackathon -maratona de hackers -de 48 horas, focado em mobilidade urbana.

Capacitação

Em parceria com a Semtepi, cursos de capacitação também acontecem no Casarão, mostrando a versatilidade do local ao receber distintas atividades.

“Na Semtepi temos um departamento exclusivo para qualificação, gerenciado pela diretora Rayana Pinho, que vem fazendo um excelente trabalho. Em parceria com ela, vez ou outra aqui no Casarão, realizamos algumas capacitações. Aqui é um ambiente bem misto, completo eu diria, pois temos de tudo: eventos, espaço para as pessoas trabalharem e cursos para se qualificarem”, afirma Fábio.

Cara nova

Perguntado a respeito do conceito por trás da reforma de um prédio histórico, dando um ar de modernidade ao mesmo, Fábio acredita que este é um ‘casamento perfeito’, onde a Prefeitura de Manaus valoriza o patrimônio existente na cidade.

“Temos um exemplo muito interessante e positivo que é Recife, no qual foi reconstruído o centro histórico deles, fazendo essa mescla de prédios antigos com modernidade e deu certo. Afinal de contas, os prédios já estavam ali, não precisando construir qualquer coisa nova, apenas fazer uma reforma. Acho que a gente tem a possibilidade de fazer a mesma coisa, pois existem muitos prédios históricos no Centro que podem ser reformados e se transformarem em um ambiente igual ao Casarão, dando um tom lúdico e boêmio, remetendo à Belle Époque”.

Inovação e tecnologia

Atento a toda a movimentação que ocorre no Casarão, o gestor do prédio enxerga com muito otimismo o interesse de crescimento dos empreendedores e startups, destacando o desejo que todos possuem em evoluir com seus projetos.

“Esse nicho de inovação é algo bem ‘vivo’, nunca para. A gente tem acompanhado muitos eventos e encontramos muita gente boa, qualificada, com muitas ideias surgindo a todo momento. A grande vantagem desse ecossistema de inovação de Manaus é que ele é muito produtivo, as pessoas estão sempre buscando novas soluções, produtos, algo novo. Claro, algumas acabam sem sucesso, não avançando, mas isso é normal, como em qualquer outra empresa”, revela Fábio, que prossegue:

“2021 é um momento delicado, muita gente faleceu durante o pico da pandemia de Covid-19, mas vejo uma força de vontade muito grande das pessoas, ralando todo dia e, quando não dá certo, rapidamente pensam em outra solução. Algumas startups estão bem estabelecidas e outras ainda estão em busca do seu primeiro contrato. Tentamos o máximo possível dar visibilidade às startups, dar estrutura para que elas consigam desenvolver seus projetos, ouvi-los e tentar apoiá-los no que for preciso”.

Como agendar

Por conta da pandemia ainda em curso da Covid-19, os agendamentos no Casarão da Inovação Cassina são feitos de forma reduzida e não estão abertos à visitação, evitando aglomerações. Para os interessados em utilizar as salas de reunião ou o coworking, basta acessarem o link que consta na ‘bio’ do Instagram do Casarão (@casaraodainovacaocassina).

“Hoje temos cinco salas disponíveis para reuniões, nove baias no espaço de coworking (algumas delas ocupadas). O coworking é ‘full agendamento’ e para este mês de outubro a procura foi bem grande, então é provável que não consigam agendar. Estamos funcionando a todo vapor. Para quem quiser e tendo disponibilidade, os agendamentos estão aí”, finaliza Fábio.

Dando vida ao ecossistema de inovação

Vânia Thaumaturgo é presidente da Associação Polo Digital de Manaus – Foto: Divulgação

Legenda: Vânia Thaumaturgo é presidente da Associação Polo Digital de Manaus

Manaus encontra-se cada vez mais preparada para se modernizar e inovar. E um dos braços auxiliares para este novo momento é o Polo Digital de Manaus, como explica a presidente da associação, Vânia Thaumaturgo.

“A Associação Polo Digital de Manaus ou Polo Digital de Manaus trata-se da entidade representativa do ecossistema de inovação da capital amazonense. É formado por empresas, institutos públicos e privados, fundações, startups, incubadoras, aceleradoras, coworkings, hubs, distritos e parques tecnológicos. Nós buscamos unificar todos estes atores buscando representatividade, crescimento, visibilidade, unidade, transformação, desenvolvimento para o ecossistema de inovação”, explica.

Conforme Vânia, a meta é tornar o Polo Digital de Manaus referência nacional e uma das principais matrizes econômicas da Cidade até 2025.

“O ecossistema de TIC começou a ser implantado com os investimentos da Lei de Informática ao longo dos anos, institutos, startups, incubadoras, aceleradoras, hubs de tecnologia foram surgindo, mas trabalhando de forma isolada.  Em 2018 surgiu a ideia de integrar o ecossistema através da 1ª Feira do Polo Digital de Manaus com o tema: Manaus Tem Digital, que recebeu cerca de 12 mil visitantes. Este foi o início de um trabalho unificado entre os atores do ecossistema”, pontua.

De acordo com Vânia, no ano seguinte foi realizada a 2ª edição da Feira do Polo Digital com o tema: Manaus Inteligente, recebendo mais de 20 mil visitantes, solidificando a unidade e integração do ecossistema e lançando a Associação do Polo Digital para implantar governança ao ecossistema.

A Associação do Polo Digital de Manaus foi formalizada no dia 2 de março de 2020. “Hoje, a associação conta com mais de 50 associados entre empresas, institutos e startups”, explica.

Cenário de Manaus no mundo digital

Apesar do ambiente ser relativamente novo em comparação aos ecossistemas mais desenvolvidos do Brasil, que surgiram ainda nos anos 80, como o de Santa Catarina e Pernambuco, Vânia explica que a cidade de Manaus já começa a despontar no cenário nacional. “Hoje, existem mais de 90 startups, mais de 40 institutos de tecnologia e uma das maiores verbas do Brasil em investimento em PD&I”, lembra.

A gestora lembra ainda que o Amazonas já é o 8º Estado no índice FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) de Inovação dos Estados 2021, sendo o melhor colocado do Norte do país.

Tecnologia para manter a floresta em pé

Não é novidade, que o modelo do Polo Industrial de Manaus vive sob constante ataque e, a cada ano, perde vantagens competitivas. Para a presidente do Polo Digital de Manaus, os investimentos no ramo tecnológico poderiam colaborar com avanços que ajudariam a manter a floresta de pé. “As indústrias de tecnologia podem ajudar muito na preservação e sustentabilidade da Amazônia. Seja com uma indústria limpa, voltada para o ramo de novas tecnologias, com novas ideias, a pesquisa científica poderia potencializar a biotecnologia e ajudar a criar produtos de alto valor agregado para a vida das pessoas, usando produtos naturais daqui, de maneira sustentável”, diz.

O caminho é longo, mas hoje, a entidade, apesar de nova, já colhe frutos importantes e também projeta metas.  “Entre nossas conquistas estão a Revisão da Resolução 10.521, a criação de um projeto de lei para ser aprovado no Congresso Nacional, garantindo maior segurança fiscal, a reformulação do Manual de Análise de Resultado Demonstrativo da Suframa, em que são apresentados os investimentos em PD&I, eventos que realizamos em parceria com o ecossistema como Amazônia Innovation Week, Network do Polo Digital de Manaus e o reconhecimento como entidade representativa deste setor”, pontua.

Mas a ideia é ressaltar ainda mais os objetivos principais da entidade.Sem dúvida, é atingir nossa visão de se tornar uma das principais matrizes econômicas até 2025. E para isso, precisamos de mais profissionais para o mercado de trabalho, que possui mais de 1.500 vagas em aberto”, conclui.

Metas do Polo Digital

1. Contribuir para o aumento do faturamento anual do Polo Digital;

2. Apoiar melhoria da Infraestrutura de TI na região;

3. Apoiar projetos para aumentar a disponibilidade de profissionais de TIC capacitados para as necessidades do Polo Digital;

4. Apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo, fortalecimento das Startups existentes e criação de novas Startups;

5. Ser o interlocutor entre o ecossistema de TIC e os sistemas públicos e privados;

6. Mensurar indicadores para posicionar o Polo Digital de Manaus nacionalmente e internacionalmente.

Foto/Destaque: Leanderson Lima
Reportagem de Leanderson Lima

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar