Casamento quebrou?!? Tem conserto!!!!!

“E os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.

O tradicional texto de Marcos 10:8-9 muito usado em casamentos para sacramentar a união do casal traz verdades que muitos tentam contestar principalmente nos dias de hoje, quando multiplicam-se divórcios e os/as influenciadores/celebridades trocam de parceiro quase que diariamente e disseminam uma cultura de (falsa) liberdade total para relacionamentos. 

Para muitos, o casamento é uma instituição falida. Esses mesmos falam que a institucionalização do relacionamento aprisiona e impede o multiplicar natural da paixão e o estar apaixonado. Esse tipo de pensamento dominante na sociedade brasileira não retira as verdades constantes no texto do Evangelho de Marcos. Contra esse pensamento, existe antítodo, remédio ou melhor, conserto. 

É o que se propõe o pastor David Hatcher com o livro “Oito Cilindros do Casamento”. Um livro que, na realidade, é fruto da síntese de uma palestra desenvolvida pelo pastor com o nome “Oficina do Casamento” que anualmente é realizada na Nova Igreja Batista, em Manaus, exportada também para outras capitais brasileiras. 

David baseia-se fundamentalmente na Bíblia para extrair princípios que norteiam o conserto dos casamentos. A metáfora da Oficina não acontece por acaso. Como os veículos exigem manutenção preventiva e ajustes para estar com o motor no tempo certo, sem nenhuma peça solta, os casamentos da mesma forma precisam de cuidados e regulagens constantes. 

Por isso mesmo, a palestra anual é revisada em encontros mensais chamados de “encontros de casais” ou “sextas-love”, ocasião em que são revisados esses princípios. Uma das coisas mais importantes no ensino do autor é a importância de separar amor de paixão, esse processo de relacionamento dopamínico influenciado por uma efervescência hormonal  que nos impede de tomar decisões racionais. O amor por outro lado é uma decisão consciente, como ensina o pastor David. 

Os casamentos que tendem a serem revisáveis e que duram como um fusca 72 são aqueles construídos com base nesse amor, racionalizado em decisões conscientes. Os oitos cilindros/princípios apresentados pelo autor incluem companheirismo, amor e respeito, alegria, complementação, aperfeiçoamento, filhos santos, espelhos de Deus e sexo. 

Sexo, por sinal, é um dos assuntos mais esperados na palestra do pastor David que descarta totalmente limites impostos por uma falsa religiosidade que, na realidade, é fruto de uma cultura humana de associar o sexo ao pecado. Ao contrário, o sexo é um dos maiores presentes que Deus concedeu aos homens. “Se Deus manda o casal fazer sexo, é pecado não fazer sexo!”, afirma, no livro. 

BOX

Nome: Oito Cilindros do Casamento

Autor: David Hachter

Categoria: Relacionamento

Páginas: 182

Editora: Nova Igreja Batista

Hora de preservar a família

Ferramenta poderosa para quem deseja vencer os problemas, acertar desajustes, superar traumas e feridas e colocar as coisas no seu devido lugar, Família Indestrutível é uma obra que convida o leitor a mudar, melhorar e, se for o caso, redefinir seu modo de ser, a fim de preservar sua família dos ataques que vêm de todos os lados. Um guia completo, profundo e ao mesmo tempo prático e objetivo para quem quer viver a vida a dois feliz e plenamente satisfeito.

Josué Gonçalves é pastor, conferencista e escritor com ministério reconhecido de dedicação ao estudo de casamentos e família.

“O que impressiona neste livro não é apenas o grande conhecimento do escritor sobre o tema, mas a sua própria vida! Qualquer autor, antes de escrever um livro sobre família, deveria pedir autorização a seus filhos e a sua esposa para validá-lo, pois de nada vale o que falamos se não for confirmado pelo que fazemos. Estou aqui para autorizar meu pai a publicar este livro. Ele é um exemplo de pastor, sacerdote e pai, e sua vida fala muito mais alto que seus escritos”, Douglas Gonçalves, escritor e youtuber

“Em um momento crucial e decisivo da nossa sociedade contemporânea, quando a essência da família está sendo atacada, Josué Gonçalves ensina princípios indispensáveis para uma família indestrutível”, Hernandes Dias Lopes, pastor, escritor e conferencista

Colocando limite nos filhos

Quanto mais tempo uma criança passa diante das telas, menos tempo ela tem para interagir com os pais, os irmãos e os amigos. Gary Chapman e Arlene Pellicane trazem essa constatação óbvia, mas importante para muitos pais. 

Leia as perguntas abaixo: se uma ou mais das questões preocupa, este livro foi escrito pensando em você.

  • A tecnologia está unindo ou desunindo sua família?
  • Quais são suas preocupações em relação ao tempo que seu filho passa diante das telas?
  • Qual a idade ideal para uma criança ter contato com celular, tablet ou computador?
  • Devo estabelecer regras para o uso de aparelhos eletrônicos?
  • Como ensinar aos filhos a diferença entre conteúdo próprio e impróprio?
  • O tempo que seu filho dedica ao mundo digital está interferindo em sua interação com as pessoas?
  • As facilidades da tecnologia têm gerado um comportamento impaciente em seu filho?
  • A criança de hoje nasce digital. Se é verdade que a tecnologia apresenta muitas vantagens, é igualmente verdadeiro que o mau uso ou o uso excessivamente precoce traz inúmeras preocupações para os pais.

A boa notícia é que existem maneiras de equilibrar tecnologia, família e sociabilidade. Descubra através das sugestões de dois renomados especialistas em relacionamentos familiares.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email