25 de junho de 2022

“Carro voador” é lançado; Veja se você pode comprá-lo no Brasil

Um vídeo viralizou nas redes sociais nos últimos dois dias. Um homem ‘voa’ por um campo dirigindo seu carro voador. O que parece ser uma cena futurista é, simplesmente, uma nova realidade que vem se desenhando há alguns anos. Apesar de ter um carro voador parecer uma opção distante (ou praticamente impossível), a empresa sueca Jetson (sim, com o nome bem parecido com o do desenho futurista Os Jetsons) está trabalhando para tornar o sonho de muitos condutores ao redor do mundo realidade. O vídeo é extamente a apresentação de mais um teste feito pela emprea.

A empresa de mobilidade urbana aérea anunciou no início deste ano o lançamento de seu primeiro “carro voador”. Durante este ano, muitos outros testes têm sido feitos. E agora as encomendas para 2023 já estão disponíveis para novos interessados.

De acordo com o site da empresa, o Jetson ONE — um veículo aéreo de uso pessoal — já pode ser encomendado por compradores em todo mundo pelo valor de US$ 92 mil (cerca de R$ 432 mil).

Em sua página, inclusive, o veículo Chassis #5 foi reservado por um brasileiro na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

Pesando 86kg, o Jetson ONE pode carregar pilotos de até 95kg em viagens de aproximadamente 20 minutos. Sua velocidade máxima é de até 101 km/h, graças a dois motores elétricos com potência de 102 cavalos.

Os fundadores da Jetson, Tomasz Patan e Peter Ternström, ao lado do seu novo lançamento (Imagem: Reprodução/Facebook)

O modelo da empresa sueca pode realizar pousos e decolagens verticalmente, assim como os eVTOLs, da Eve, subsidiária da Embraer.

No quesito segurança, a Jetson afirma não “poupar esforços para garantir que seus usuários tenham a melhor experiência possível”.

Além do sistema LiDAR, que consegue identificar o campo de voo e evitar obstáculos, também estão presentes a função de piloto automático em caso de emergências, e um paraquedas de acionamento rápido.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email