Pesquisar
Close this search box.

Carreira: Profissional de mídias sociais

Twitter, Facebook e Orkut, redes sociais que antes eram apenas utilizadas como um meio de reencontrar e fazer amigos, postar fotos ou bate-papo, também se tornaram uma forma de trazer bons negócios para os empresários, através da divulgação de produtos e serviços para o público que os interessam, além de, fidelizar os seus clientes. E, devido a isso, profissões como analista de redes sociais, analista de métricas e especialistas em marketing digital estão surgindo para suprir a demanda nesta área nova.
De acordo com Paula Pedrosa, diretora-executiva da Paulo Pedrosa Headhunter & Associados, empresa especializada em consultoria de recursos humanos, a demanda é alta em empresas voltadas para essa área, como agências de publicidade, uma vez que a maioria das empresas está terceirizando esse setor. “Hoje raras são as empresas que têm um departamento específico voltado pra essa área. Também é de grande valia o profissional liberal prestando serviços por conta própria”, explicou.
Ela avalia que a cada dia as perspectivas melhoram para esse setor, mas tendo em mente que nem sempre como funcionário. “Vale ressaltar que o profissional liberal ou que atue como um consultor, atendendo a várias empresas ou pessoas, tem tido cada vez um espaço maior”, enfatizou.
Como no caso da publicitária Amanda Soares, que trabalhou como profissional liberal, e destaca que as redes sociais são formas para que os empresários obtenham bons resultados através do baixo custo, rapidez e praticidade, mas ela alerta que não é uma área para qualquer um, é preciso entender como funciona a ferramenta e saber utilizá-la. “É preciso ser criativo e inovador, caso contrário, ele corre o risco de se tornar repetitivo e monótono”, afirmou.
Por esse motivo, a publicitária Tássia Melo conta que o profissional desta área, além de conhecer a ferramenta, precisa ter uma capacitação para desempenhar a função. “Ninguém investe em mídia à toa, por isso, para que o investimento tenha o retorno necessário, tem que saber onde está se metendo. Um conhecimento prévio sobre o funcionamento e a grade de programação de uma emissora de TV, por exemplo, é essencial para saber o melhor horário para que seu comercial seja inserido. No caso da internet, não adianta simplesmente criar um perfil no Facebook e deixá-lo às moscas”, disse.
Ela explica que o profissional precisa alimentar a página da empresa com material interessante e condizente com o que o perfil quer oferecer. “Os usuários das mídias sociais estão cada vez mais seletivos, e não querem apenas mais um perfil fazendo número no meio dos seus contatos”, alertou Tássia, enfatizando que é necessário domínio do assunto para não falar besteira e prejudicar a imagem da empresa.
Tássia ainda aponta que o mercado para este profissional em Manaus está crescendo e uma prova disso são agências da cidade que já procuram se especializar no segmento, para descobrir como fazer melhor uso das mídias sociais direcionadas à sua própria imagem ou a dos seus clientes.

Criatividade e inovação são perfis dos selecionados

Já Paula Pedrosa traça o perfil para este profissional. “O Profissional deve ser criativo e mente aberta, ter facilidade a mudanças, assertivo, que tenha um ponto de vista e saiba como multiplicar para as pessoas de maneira correta. Também é de grande valia alguma experiência no exterior e empresas de renome, mesmo que seja de estágio não remunerado”, salientou.
Uma das empresas que decidiu investir nas redes sociais é a Foto Nascimento. “Além de ser uma forma barata e acessível de se comunicar algo para um público grande, uma das vantagens da ferramenta é que ela nos deixa mais próximo dos nossos clientes, e isso é um ganho enorme para nós, pois ficamos sabendo de sugestões, dúvidas, etc.”, disse o supervisor de marketing, Edvan Fleury.
Segundo ele, o setor de marketing é o responsável pela atualização dos perfis da empresa no Twitter e Facebook. “Como qualquer ferramenta nova de comunicação, no início ainda não havia profissionais com uma formação acadêmica para administrar essas mídias. Porém, o mercado e até mesmo os profissionais da área de comunicação são dinâmicos e absorvem rápido as novidades”, afirmou Fleury, destacando que outro fator que está contribuindo para a melhor capacitação destes profissionais, é uma vasta fonte literária a respeito do assunto e uma preocupação que já começa na própria sala de aula dos cursos de nível superior.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar