Pesquisar
Close this search box.

Carnaval pode gerar gastos fora do planejado

https://www.jcam.com.br/PGB4_1102_012.bmp

Quando rotina começa a voltar ao normal, chega o Carnaval, trazendo mais despesas com viagens, festas e fantasias

O período de início de ano, juntamente com as férias, é sempre um pouco complicado, principalmente quando se fala de orçamento financeiro, porque os gastos acabam sendo maiores.
Quando a rotina começa a voltar ao normal, chega o Carnaval, trazendo mais despesas com viagens, festas e fantasias. Por isso, deve-se fazer um bom planejamento financeiro para evitar problemas.
De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingo, se a pessoa não parar para fazer as contas, não terá como saber se poderá fazer uma viagem em família ou com os amigos ou se terá que fazer algo mais econômico, como curtir os blocos de rua. Sendo assim, o primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro.
Caso esteja com dívidas acumuladas, talvez seja melhor não adquirir mais uma agora. Pesquise e veja uma opção mais barata, como uma festa na cidade. Mesmo assim, tem o custo da roupa, da entrada, das bebidas e comidas. “É preciso tomar cuidado e tentar ao máximo economizar. Se não for cauteloso, há grandes chances de o que era para ser um momento de descontração e alegria, se tornar um longo período de preocupação”, afirma.
Se se encontra em uma situação financeira equilibrada, procure saber minuciosamente o seu orçamento e busque por opções de diversão que caibam no seu bolso, lembrando que há outras contas em paralelo.
Agora, se você já está preparado financeiramente para curtir o Carnaval, veja como economizar para não ficar no vermelho:
1- Dá para economizar em tudo, inclusive na fantasia. Talvez, dê para usar a mesma do ano passado ou pegar uma emprestada com um amigo. Para os mais prendados e criativos, ainda é possível fazer a sua própria, customizando alguma roupa;
2- Cuidado com a bebida alcoólica. Exagerar nesse quesito não fará bem para a sua saúde física e nem para a financeira;
3- Se for viajar, tente prever todas as despesas que terá durante e depois. Claro que outros gastos existirão, mas ter um valor em mente ajuda a não gastar muito mais do que o programado;
4- Se a situação financeira estiver realmente complicada, não desanime. Faça algo mais simples este ano e já comece a se planejar agora mesmo para o próximo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar