https://www.jcam.com.br/FotoLuiz_CAPA_B_150113.jpg
SEM COMPROMISSO - As águas vão rolar

A Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso entrou para o grupo das grandes escolas de Manaus e não mais saiu, porém, apesar de fazer um belo carnaval todos os anos, jamais conseguiu repetir o feito de 1986 quando arrebatou seu primeiro e único título com o enredo “Joana Galante, o Axé dos Orixás”.
Joana Galante foi a mãe-de-santo mais famosa de Manaus nas décadas de 1950 e 1960, sendo a fundadora do bairro de São Jorge ao construir seu congá nas imediações de onde hoje se encontra o edifício Zeferino Ferreira. A partir do congá, outras construções fizeram surgir o bairro nos primeiros anos da década de 1950. No memorável desfile de 1986, ainda na av. Djalma Batista, a Sem Compromisso levou um carro alegórico com uma imagem imensa de Joana Galante, abrindo os braços como a abençoar as pessoas nas laterais da avenida. De tão gigantescos, os braços chegavam a tocar nas pessoas, o que causou um impacto no desfile da escola, fazendo-a ganhar facilmente o Carnaval daquele ano.
Como toda grande escola de samba, a Sem Compromisso nasceu pequena, como um bloco, criada por moradores da rua Comendador Clementino, nas imediações do centro da cidade.
Em 1979, quando os desfiles carnavalescos ainda aconteciam na av. Eduardo Ribeiro, o bloco estreou com o enredo “O Mundo Encantado da Criança”. Quatro anos depois, em 1983, já como escola de samba, a Sem Compromisso passou a integrar o Grupo Especial apresentando o enredo “Hotel Cassina, Apoteose e Boemia”. Apesar do samba e do enredo antológicos (a letra do samba enredo é do poeta Aníbal Beça e a música foi gravada por Aroldo Melodia, cantor e compositor carioca, da União da Ilha do Governador), a escola ficou em terceiro lugar.

Pertencente ao Nova Cidade
No Carnaval de 1984 a Sem Compromisso desfilou em Boa Vista, Roraima, voltando para Manaus no ano seguinte e consagrando-se campeã em 1986, com “Joana Galante, o Axé dos Orixás”, cujo samba-enredo também é de autoria de Aníbal Beça.
Em 2002, com o enredo “De Nossa Senhora da Conceição de Mariuá à Barcelos dos Peixes Ornamentais”, a escola chegou perto do título ficando em segundo lugar, “mas em 2013 vamos acabar com esse jejum”, disse Carlos Alberto de Souza Ramalhosa, o Carlinhos, presidente da escola (2012/2014), querendo esquecer o quinto lugar do ano passado.
“Com o enredo ‘Manaus das Águas Rejeitadas, Amazonas das Águas Cobiçadas’, vamos falar da época da borracha, quando vários estrangeiros vinham para Manaus, mas não usavam nossas águas para beber ou lavar roupas. Depois vamos abordar o período atual, quando todos cobiçam nossa vasta biodiversidade e nossas águas, finalizando com a importância da preservação da natureza”, explicou Getúlio Lobo, vice-presidente da escola.
Carlinhos acrescentou que a Sem Compromisso vai ser a sétima escola a entrar no Sambódromo, este ano, desfilando no dia 10 de fevereiro (domingo), às 3h45. “Vamos levando aproximadamente três mil componentes, distribuídos em 22 alas e cinco carros alegóricos”.
E antes da disputa, os torcedores e fãs da Sem Compromisso já têm uma vitória para comemorar. “Desde que a escola saiu de sua quadra, na Comendador Clementino, que na realidade não era a quadra escola, a Sem Compromisso vagou por vários locais da cidade. Era uma escola de samba que não pertencia a uma comunidade, como acontece com todas as outras. Este ano recebemos um convite dos moradores do Nova Cidade, na zona Norte de Manaus, para pertencermos ao bairro. Na sexta (18) inauguraremos a nossa quadra e passaremos a pertencer oficialmente a este bairro”, comemorou o presidente.
O endereço da nova, e possivelmente definitiva sede da Sem Compromisso, é rua Curaçao (em frente ao supermercado Nova Cidade, e próximo ao supermercado DB). “Aguardamos todos para a festa de inauguração da quadra a partir das 22 horas”, convidou Carlinhos.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email