CARNAVAL 2013 – Vitória Régia

Entre os amantes das escolas de samba de Manaus não há aquele que, mesmo torcendo pora outras agremiações, não sinta um pingo de emoção cada vez que, ao estourar dos foguetes, a verde e rosa da Praça 14 começa seu desfile no Sambódromo; afinal de contas, a Vitória Régia é a escola das escolas, a pioneira entre as atuais, fundada em 1º dezembro de 1975, e mais, seus fundadores eram descendentes dos fundadores de outra escola de samba pioneira em Manaus, a escola de samba Mista da Praça 14, fundada em 1947.
Nascida no berço do samba, a verde-e-rosa se rendeu este ano, ao azul e branco… Calma! Ela não mudou suas cores tradicionais. É que seu enredo 2013, “O Centenário do Nacional, de Verde e Rosa no Carnaval”, homenageia o “Leão da Vila”. “Vamos homenagear o clube consagrado, que foi 41 vezes campeão amazonense e conquistou até títulos internacionais. Vamos fazer uma mistura de cores, do azul, branco e ouro, com o verde e rosa da Vitória Régia”, explicou Alexandre Marques da Costa, o Lelé, presidente da escola (2011/2013).
Entre os fundadores da Vitória Régia destacava-se a negra “tia” Lindoca, não por ser negra ou mulher, mas porque a escola surgiu numa reunião de amigos, em sua casa, na rua Jonathas Pedrosa, às 17 h, de uma segunda-feira. Tão apaixonada era “tia” Lindoca pela agremiação que ajudara a criar, que os ensaios da escola aconteceram por mais de dez anos no pátio de sua casa. Somente em 1989, com a inauguração da quadra coberta bem ao lado do maior símbolo do bairro, a igreja de Nossa Senhora de Fátima, na rua Emílio Moreira, foi que os ensaios passaram a acontecer no novo ambiente, havendo uma simbiose entre o profano e o sagrado.
Não pelos seus 38 anos de existência, mas pelas qualidades do povo da Praça 14, criador de várias danças folclóricas, festeiro, alegre e apaixonado pela verde e rosa, é que a escola vem colecionando títulos e vice-campeonatos.

Garra das torcidas
O primeiro vice veio logo no ano de sua entreia, ainda na av. Eduardo Ribeiro, em 1976, seguido por um tetra campeonato (1977, 1978, 1979 e 1980) e um tri vice (1981, 1982 e 1983) e mais um campeonato em 1984. Hoje a Vitória Régia acumula dez títulos e 12 vice-campeonatos e não está nem um pouco satisfeita com os dois sextos lugares obtidos em 2011 e 2012. Nunca em toda a sua história ela ocupou lugares tão baixos na classificação dos desfiles. Por isso, para atrair bons fluídos, a escola vem homenageando outro campeão, este, do Amazonas, o Nacional Futebol Clube, em seu centenário.
O Nacional fez aniversário no dia 13 de janeiro. Fundado em 1913, é o clube com maior quantidade de campeonatos conquistados no Estado, inclusive o do ano passado. Nasceu numa residência na av. Sete de Setembro, com o nome de “Eleven Nacional”, permanecendo, depois, somente o segundo nome. Seu símbolo é uma águia e a mascote, um leão, ambos animais com garras, a mesma garra que deverá ter a Vitória Régia no seu desfile do sábado, 9 de fevereiro, no Sambódromo. O enredo mostrará o nascimento do time, os grandes campeonatos, os títulos conquistados, a origem do símbolo, entre outros fatos.
Alexandre Marques disse que a escola de samba vai ser a segunda a entrar na passarela do samba, às 21h20. “Estamos trazendo cerca de 3 mil e 500 brincantes, distribuídos em 26 alas. Serão cinco carros alegóricos e um tripé. Vamos fazer nossas, algumas das frases de guerra cantadas no hino do clube: ‘Vamos a luta, lutar para vencer / Se for preciso lutar até morrer / Lutar com disciplina e destemor / Mostra pra todo o mundo o teu valor / Tua torcida estará sempre ao teu lado / Sempre fiel meu clube adorado…’. Estamos vindo com tudo, as torcidas do Nacional e da Vitória Régia”, concluiu.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email