Pesquisar
Close this search box.

Cargos mais promissores para 2015

https://www.jcam.com.br/PGB2_1512_010_1.jpg

Empresa divulgou pesquisa com os principais perfis em alta no mercado de trabalho

A consolidação das ações de otimização de custos e quadros de funcionários iniciadas este ano aliado a busca do aumento da produtividade devem movimentar o mercado de trabalho em 2015. É o que aponta pesquisa realizada pela Michael Page, empresa líder mundial em recrutamento executivo de média e alta gestão, parte do PageGroup. A consultoria indica, a partir de análises de mercado, as posições que tendem a estar em alta a partir do próximo ano.
Para o diretor da Michael Page, André Nolasco, áreas ligadas diretamente a produção e ao setor financeiro das empresas serão mais as requisitadas. “As companhias esperam que as medidas de aprimoramento de processos e redução de custos, que tiveram início no final de 2013, surtam o efeito desejado e, consequentemente, elevem a rentabilidade das empresas. Isso impactará positivamente o mercado de trabalho permitindo o início de um novo ciclo de crescimento das companhias”, explica Nolasco.

Confira abaixo dez posições listadas, quais são suas atribuições, e o cenário de suas respectivas áreas que impulsionaram as contratações em 2015:

1) Gerente de Embarcações/ Operações

O que faz: É responsável por garantir o bom funcionamento de embarcações de apoio offshore, desde a tripulação, o barco em si e o serviço específico destinado para aquele navio. Por que estará em alta: Com a escalada de produção de petróleo e gás prevista para o mercado brasileiro nos próximos meses e a entrada de navios de produção, os barcos de apoio se multiplicarão na costa brasileira e profissionais capacitados serão demandados
Perfil: Formação como Oficial de Náutica ou de Máquinas, ou mesmo Engenharia Mecânica com bons conhecimentos de equipamentos de praça de máquinas

2) Engenheiros de Instalação/ LayEngineers

O que faz: Suporta a instalação de linhas (flexíveis/umbilicais) que interligam plataformas de produção aos poços garantindo a entrada em operação de novos ativos produtivos, em conformidade com o planejamento estratégico das Operadoras em atividade no Brasil. Por que estará em alta: Há previsão de novos campos entrarem em produção no litoral brasileiro. Perfil: Formação em Engenharia (Mecânica, Elétrica, Eletrônica ou Naval).

3) Gerente de Logística

O que faz: Controla, organiza e garante a integridade do estoque, faz a gestão de toda a equipe operacional, contrata serviço de manutenção e operação, além de transporte in bound e out bound, podendo se envolver com questões ligadas às atividades aduaneiras.
Por que estará em alta: Isso se deve ao aumento significativo no volume de galpões industriais, consequência da necessidade de novos centros de distribuição em detrimento de um mercado forte de e-commerce. Perfil: Ideal um Engenheiro de Produção com pós -graduação em Logística.

4) Gerente de Produção para a Indústria de Bens de Consumo

O que faz:É responsável por garantir os índices de volume de produção das fábricas, bem como bons resultados em produtividade, segurança e qualidade. Por que está em alta: O brasileiro continua direcionando sua renda para a compra de itens de primeira e segunda necessidades e esses profissionais precisarão manter este mercado abastecido. Perfil do profissional: Especialmente engenheiros com histórico de atuação em manufaturas.

5) Gerente de Obras Industriais

O que faz: É o responsável direto pela evolução física do projeto, lidando com diversas disciplinas ligadas à obra. Por que estará em alta: Em função da necessidade por galpões industriais, por consequência do volume de Centros de Distribuição, essa é uma demanda que aponta um viés de alta para 2015. Perfil: Engenheiro Civil com larga vivência no campo, acompanhando a produção de obras industriais, fazendo a gestão da equipe de obras dessa natureza.

6) Controller

O que faz: É responsável pela gestão contábil, fiscal, planejamento e controle. Perfil: Formação em Ciências Contábeis, Administração ou Economia, pós-graduações e especializações na área são um diferencial. Por que estará em alta: Várias empresas em processos de estruturação e reestruturação, precisando implementar controles e processos para crescer de forma sólida e rentável.

7) Gerente de Planejamento Tributário

O que faz: É responsável pela gestão fiscal e pelo planejamento tributário da companhia. Perfil: Formação em Ciências Contábeis e Direito, pós-graduações e especializações na área são um diferencial. Por que estará em alta: A demanda por profissionais com esse perfil está em alta pois em função da necessidade de fazer um planejamento tributário mais bem elaborado devido à complexidade da matriz tributária brasileira.

8) Business Development Manager

O que faz: Prospecta e lidera projetos de novos negócios a fim de captar novas fontes de receita para a empresa. Por que estará em alta: Considerando um ambiente econômico e de mercado desafiador, a área de vendas passa a ter um importante papel na geração de negócios para empresa de forma mais ampla. Perfil do profissional: Formação em Engenharia, Administração de Empresas e afins.

9) Data Scientist

O que faz: O Data Scientist ou Cientista de Dados é o profissional responsável pelo desenvolvimento de algoritmos matemáticos e o alinhamento destes ao negócio para melhor desempenho das empresas. Por que está em alta: A alta competitividade do mercado e a necessidade de estar mais próximo do seu consumidor de forma individual e conseguir elaborar uma estratégia que leve valor agregado ao consumidor se diferenciando dos demais players. Perfil: O Data Scientist ou Cientista de Dados é um profissional com formação em Matemática, Estatística ou Engenharia da Computação com Mestrado em Matemática Aplicada ou Computação Distribuída e muitas vezes com doutorado e PhD nas áreas exatas.

10) Arquiteto Corporativo

O que faz: É o profissional responsável por compreender todas as camadas tecnológicas dentro da empresa, desde a mais alta (camada de negócios) até a camada mais baixa (infraestrutura. Perfil: O Arquiteto Corporativo é um profissional com formação em Tecnologia e muitas vezes com pós-graduação/MBA em Negócios.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar