18 de abril de 2021

Caos no sistema de Saúde do Amazonas preocupa deputados

O deputado Nelson Azedo, que preside a Comissão de Saúde da ALE, por exemplo, acaba de passar por um problema dessa natureza

Os deputados Nelson Azedo (PMDB), Wallace Souza (PP) e Liberman Moreno (PHS) se manifestaram sobre o assunto no plenário da Assembléia Legislativa, apresentando exemplos que caracterizam descaso para com o paciente. O deputado Nelson Azedo, que preside a Comissão de Saúde da ALE, por exemplo, acaba de passar por um problema dessa natureza. No último fim de semana sua sogra deu entrada no Hospital Adventista, às 10h, para ser submetida a uma cirurgia de ponte de safena, e às 15h30 veio a informação de seu falecimento. “O que deixou a família indignada foi o fato do médico cirurgião não ter assinado o atestado de óbito da paciente”, disse o parlamentar.

Por intermédio da Comis-são de Saúde, Azedo vai solicitar do hospital um relatório apontando todos os passos da paciente no processo cirúrgico e que o atestado de óbito seja dado pelo médico que fez a cirurgia. “O hospital Adventista é considerado uma referência em Manaus, logo deve tratar seus pacientes, inclusive a família com mais respeito”, disse.

Segundo o deputado existem profissionais capacitados para esse tipo de cirurgia nos hospitais da cidade, mas falta uma maior comunicação do médico para com a família do paciente. Além disse, pode ocorrer das unidades de saúde não estarem a altura com equipamentos e enfermeiros para o pós-operatório. “Os problemas sempre ocorrem depois da cirurgia”, informou Azedo, ressaltando que em cirurgias de ponte de safena podem ocorrer 10% de problemas, está dentro da normalidade, mas mesmo assim se faz necessário que os cirurgiões tenham mais cuidado.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email