Pesquisar
Close this search box.

Candidatos a prefeito de Manaus são definidos

Candidatos a prefeito de Manaus são definidos

Os partidos políticos definiram, nesta quarta-feira (16), os candidatos que vão disputar as eleições municipais em 15 de novembro em Manaus. O prazo para as convenções partidárias terminou ontem. Agora, o pleito promete ser muito acirrado com a disputa reunindo nomes de peso e de grande cacife eleitoral no Amazonas.

Com apoio do MDB, Amazonino Mendes e o deputado Wilker Barreto, ambos do Podemos, formarão a chapa para disputar a prefeitura. O velho cacique volta ao cenário político amazonense, desta vez do lado do senador Eduardo Braga, de quem foi um ferrenho adversário durante as eleições de 2017 para substituir o então governador José Melo, cassado por compras de votos.

Braga, que esteve durante a convenção para oficializar o apoio a Amazonino, disse que o partido decidiu apoiar a experiência. “Não é hora de correr riscos. A partir de janeiro, haverá à frente da prefeitura de Manaus alguém experiente e capaz de reconduzir bem a cidade”, ressaltou o senador, referindo-se ao ex-governador.

O Patriota confirmou a candidatura a prefeito do coronel Menezes e do delegado Costa e Silva como vice. Ao ter o nome oficializado, o ex-superintendente da Suframa disse que é o único candidato a abrir mão do fundo partidário da campanha. “Vou usar meu recurso próprio e de meus apoiadores”, disse. O partido também lançou 62 candidatos a vereador para disputar as eleições este ano.

Outro nome de peso, o ex-deputado federal Alfredo Nascimento foi confirmado para disputar as eleições pelo PL, tendo como vice a também ex-deputada Conceição Sampaio. Aliado de Arthur Neto, ele prometeu dar continuidade ao trabalho empreendido pelo atual prefeito.

“O meu acordo é o da continuidade, da continuidade do bem, do fazer e do servir”, ressaltou Alfredo Nascimento durante a convenção que oficializou o seu nome.

Ex-ministro dos Transportes no governo Lula, Alfredo Nascimento já foi prefeito de Manaus entre os anos de 1997 e 2004. Se eleito, essa será a terceira vez que ele irá governar a capital do Amazonas. A sigla também lançou 50 candidatos a vereador nas próximas eleições.

Recuperando-se de Covid-19, o ex-governador David Almeida (Avante) e o vice-prefeito Marcos Rotta serão, respectivamente, os candidatos a prefeito e a vice pela sigla. Rotta, hoje um desafeto declarado do atual prefeito Arthur Neto, promete uma administração mais transparente com foco maior na saúde, na mobilidade urbana, um gargalo alvo de muitas críticas.

Bolsonarista declarado, Chico Preto (DC) terá o coronel Augusto Cezar como vice na chapa que concorre às eleições. Ele defende mais prioridade à segurança pública por entender que a população não deve continuar sendo refém da violência.

O deputado federal José Ricardo Wendling (prefeito) e a socióloga Marklize Siqueira (vice) foram os nomes escolhidos pela aliança entre o PT, PCB, PSOL e Rede para disputar as eleições. O parlamentar repete o velho discurso petista em defesa dos interesses dos trabalhadores para angariar votos. “Fui o único deputado a votar contra a Reforma Trabalhista”, disse ele.

Oficializado como o candidato do Republicanos à prefeitura de Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto anunciou que vai buscar apoio do presidente Jair Bolsonaro à sua candidatura. Ele terá como vice o empresário Orsine Júnior que foi escolhido para formar a chapa após uma aliança do seu partido com o PMN.

Como o Capitão Alberto, outros candidatos já se declaram também bolsonaristas e mantêm a expectativa de serem apoiados pelo presidente da República durante as eleições municipais, principalmente Chico Preto (DC) e Romero Reis (Novo).

Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro já declarou que não vai interferir no primeiro turno das eleições municipais. Liderada por Alberto Neto, a chapa promete governar a cidade como “realmente ela merece”, fora dos gabinetes. “Priorizaremos uma maior proximidade com a população e as comunidades”, ressaltou o Capitão.

Candidatos a prefeito em Manaus (2020)

Amazonino Mendes (prefeito) e Wilker Barreto (vice) – Podemos

Alfredo Nascimento (prefeito) e Conceição Sampaio – PL e PSDB

David Almeida (prefeito) e Marcos Rotta – Avante e DEM

Coronel Menezes (prefeito) e delegado Costa e Silva (vice) – Patriota

Capitão Alberto Neto (prefeito) e Orsine Júnior (vice) – Republicanos ePMN

Chico Preto (prefeito) e coronel Augusto Cezar – DC

José Ricardo Wendling (prefeito) e socióloga Marklize Siqueira – PT e PSOL

Gilberto Vasconcelos (prefeito) e Maria Auxiliadora Oliveira de Castro – PSTU

Marcelo Amil (prefeito) e professora Dora Brasil (vice) – PCdoB

Romero Reis (prefeito) e Eduardo Costa (vice) – Novo

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar