Pesquisar
Close this search box.

Câncer de mama, conscientizar é preciso

Este mês é conhecido como Outubro Rosa, movimento que visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de campanhas de conscientização e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama.

O câncer de mama é um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil. É responsável pela mais frequente causa de morte por câncer no sexo feminino, mas acomete homens mais raramente.

 Cuidar-se, conhecer o seu próprio corpo e ficar atenta a alguns sinais e sintomas são ações importantes para prevenção e combate a essa doença.

Fatores de risco:

O câncer de mama é causado por alterações genéticas diretamente relacionadas à biologia celular que podem ser estimuladas por fatores ambientais  tais como: 

Tabagismo, uso de hormônios ( TRH – terapia hormonal por tempo prolongado), obesidade,  fumo e alcoolismo. Também  é  mais frequente nas mulheres que têm início da menstruação  em idade muito jovem e menopausa tardia.

Em 5 a 10% dos casos de tumor decorrente de  mutações genéticas encontradas em grupos familiares, e é  mais frequente em determinados grupos étnicos como por exemplo, as mulheres brancas, caucasianas, particularmente as judias de origem  europeia. Atenção deve ser dada às pacientes  com antecedentes familiares importantes de câncer  de mama, particularmente quando há  casos na família de mulheres acometidas antes dos 35 anos de idade.

A importância do diagnóstico precoce

Não há como se prevenir o aparecimento do câncer de mama de forma absoluta. Neste sentido, o que se pode fazer é o diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento. O objetivo dos exames diagnósticos de rotina é encontrá-lo antes mesmo de causar sintomas. O tamanho do tumor e sua agressividade são fatores importantes para definir a conduta médica apropriada.

A identificação precoce destes aspectos não somente indica o caminho adequado do tratamento, bem como influencia decisivamente na cura. É importante salientar que o câncer de mama pode sim ser curado. Para tanto é importante que as pacientes, estejam conscientizadas da necessidade na realização dos exames anuais de rotina.

Por outro lado, e como já dissemos acima, o meio ambiente pode atuar como adjuvante na manifestação genética que pode dar início ao crescimento de uma célula tumoral. Sendo assim, assumir hábitos de vida saudáveis é fundamental para que o organismo como um todo funcione melhor.

 Algumas medidas podem ser tomadas. Entre elas estão;

• Controle do peso;

• Prática de atividade física;

• Evitar abuso de bebidas alcoólicas;

• Evitar uso de TRH por tempo prolongado

• Evitar o fumo

Quais sintomas e como fazer o diagnóstico?

Alguns sinais observados pelas pacientes podem ajudar a identificar o câncer de mama, mas que precisam ser avaliados pelo médico:

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulos, que em geral são indolores, frequentemente duros e irregulares, e menos frequentemente macios e arredondados. Por isso é importante consultar o médico e realizar os exames com regularidade.

• Nódulo na mama

• Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja.

• Irregularidades ou retrações na pele da mama.

• Dor ou inversão do mamilo.

• Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama.

• Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida.

• Nódulo nas axilas.

O diagnóstico é feito com base nas alterações evidenciadas na tomografia e ultrassonografia  que são os exames mais utilizados no rastreamento e quando realizados em conjuntos aumenta-se o diagnostico em até 95% dos casos.

Conscientizar é  preciso!!

Já falamos acima mais vou reforçar medidas que devemos implementar no nosso dia a dia.

Alimentação adequada e equilibrada, priorizando alimentos in natura e minimamente processados, e evitando alimentos ultraprocessados, associada a atividade fisica para auxiliar no controle do peso corporal; 

Evite uso abusivos de bebidas alcoólicas e Pare de fumar.

Manter-se ativa no dia a dia!

 É importante destacar que fazer qualquer atividade física, no tempo em que puder, é melhor que não fazer nada. Atividades como organizar e limpar a casa e brincar com as crianças, por exemplo, já contribuem para se ter um vida mais ativa. Mas é importante, também, inserir atividades físicas de forma sistemática no dia a dia, realizando, pelo menos, 30 minutos de atividade física, 5 dias por semana. Você pode caminhadar, dançar, dançar, pedalar, dentre outras atividades.

Lembre.se que seu corpo é seu melhor investimento!!

Foto/Destaque: Divulgação

Patrícia Santiago

É especialista em nutrologia clínica
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar