Pesquisar
Close this search box.

Cana-de-açúcar se torna segunda fonte de energia

A cana-de-açúcar ultrapassou a energia hidráulica e já é a segunda fonte primária de energia do país, informou na quinta-feira a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Pelos dados preliminares do BEN (Balanço Energético Nacional) de 2007, a participação dos produtos derivados da cana chegou a 16% na matriz energética brasileira, ficando atrás apenas de petróleo e derivados, com 36,7%. A energia hidráulica foi responsável por 14,7% da matriz brasileira.
De acordo com o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o crescimento da cana-de-açúcar como fonte primária de energia “é uma tendência meio irreversível’’ no país. Pela primeira vez a cana passou a energia hidráulica. “É um fato inédito. A cana passará a ter papel superior ao da hidráulica mesmo com a previsão de entrada de grandes hidrelétricas como as usinas do Madeira e a de Belo Monte’’, disse Tolmasquim.
O crescimento da cana-de-açúcar na matriz energética foi impulsionado pelo elevado consumo de álcool no país. No ano passado, a produção de álcool hidratado, o chamado álcool puro, aumentou 45,2%, totalizando 14,3 bilhões de litros. Já o consumo de álcool hidratado teve alta de 46,1%, somando 10,4 bilhões de litros.
Ao mesmo tempo, a gasolina perdeu espaço entre os combustíveis, com redução de 3,9%. Os derivados da cana-de-açúcar foram responsáveis ainda por mais de 40% do aumento do consumo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar