Campina Grande, terra de Juliette

Quem pensa que Campina Grande vibra apenas nomes de junho, quando acontece “O Maior São João do Mundo”, reunindo o que há de melhor da música, dança, gastronomia e artesanato em um mês inteirinho de festa,  está muito enganado. Lá tem festa o ano inteiro. 

Ainda mais agora, a filha da terra Juliette Freire encantou o Brasil e venceu o Big Brother Brasil com simpatia e orgulho do seu Nordeste. Pena que a pandemia ainda impede maiores confraternizações, mas assim que puder, não haverá como evitar a animação entre nos trilhos com o Trem do Forró, que liga a cidade ao município de Galante. 

E nessa hora que a típica culinária nordestina também vai entrar na dança. Em Campina Grande encontra-se o que há de melhor para se comer. Além da famosa carne de sol com manteiga de garrafa, pirão de leite, feijão-verde, farofa d`água e macaxeira, pode-se encontrar iguarias como buchada de bode, tapioca, baião de dois e uma sobremesa que só se encontra lá: Cartola, feita de dois pedaços de banana frita sobre queijo derretido e servida com farofa de canela e açúcar. Incomparável.

Claro que o turismo em Campina Grande não se restringe ao São João, embora gire em torno dele. Bem às margens do Açude Velho está um dos cartões postais da cidade: as esculturas em bronze de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Esculpida em 2003 pelo artista campinense Joaz Pereira Passos, tem como objetivo eternizar o encontro entre o Rei do Ritmo e o Rei do Baião, ícones da cultura popular nordestina.

O próprio Açude Velho é um belo ponto de referência. Construído na época do Império até hoje refresca a cidade com suas aguas calmas. Com a ampliação das calçadas e a implantação da academia popular e da ciclovia, tornou-se o principal ponto para a prática de atividades esportivas.

Em suas margens também está o Museu de Arte Popular da Paraíba, projetado por Oscar Niemeyer e inspirado nos grandes artistas da música nordestina. Formado por três estruturas circulares que lembram a forma de pandeiros, já está apelidado pelo povo como o Museu dos Três Pandeiros.

Com aproximadamente 400 mil habitantes, Campina Grande fica a 120 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba. Gaba-se de ser a pioneira na exportação de tecnologia e softwares e de ser destaque na educação, turismo, comércio, indústria. No entanto, além de tudo isso, é uma cidade alegre, acolhedora, bonita e que faz de tudo para receber bem os visitantes. O coração do povo de Campina Grande tem a mesma proporção em tamanho do seu São João. É mesmo o maior do Mundo.

COLETIVA BNT

Os organizadores da BNT Mercosul programaram uma entrevista coletiva de imprensa para o dia 28 de maio, às 9h da manhã, que será realizada de forma on-line pelo sistema BNT. O evento irá contar com a presença de Geninho Goes, CEO da BNT Mercosul, apresentando números e novidades sobre a edição de 2022. Para participar e ter acesso a todos os painéis, basta fazer inscrição no endereço https://bntmercosul.crdlive.com.br/home. No dia da coletiva será encaminhado um e-mail com o link para a sala on-line. O mesmo acesso será compartilhado no Grupo de Whats exclusivo para imprensa.

ABAV ITINERANTE

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) anunciou a decisão de retomar o caráter itinerante que consolidou a ABAV Expo como o principal evento do calendário do turismo nacional. O Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, como foi originalmente batizado, percorreu 15 cidades brasileiras até se fixar no Rio de Janeiro por dez anos, e depois migrar para São Paulo, de 2013 e 2019. Em função da pandemia, a virou evento online, prorrogando para 2021 a 48ª edição da ABAV Expo agora confirmada para o período de 6 a 8 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

GUIA TO

A partir de agora, viajantes em geral e amantes da pesca esportiva e da observação de aves terão acesso detalhado às informações turísticas sobre o Tocantins. O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) lançou o Guia da Pesca Esportiva, o Guia Prático de Observações de Aves, o portal do Observatório do Turismo e o site promocional do Estado. O lançamento oficial ocorreu nesta segunda, no Palácio Araguaia, comemorando o Nacional do Turismo (8 de maio) e o Dia Nacional do Guia de Turismo (10 de maio). 

ESTÚDIOS DIGITAIS

Foto: Divulgação

Pronto para inovar mais uma vez no mercado de eventos, o Blue Tree Premium Londrina, em parceria com a Frezarin Eventos, está lançando um espaço de estúdios digitais. Com a pandemia, o hotel se reestruturou para promover eventos on-line e híbridos, seguindo todas as medidas de prevenção recomendadas pela OMS, bem como das autoridades regionais. A novidade contempla uma estrutura de ponta com câmeras digitais full HD, servidores de streaming, mesa de som e de luz digitais, iluminação cênica, robotizada e de estúdio, projeção mapeada e TVs de retorno. 

STARTUP

Antonoaldo Neves estreia como empreendedor com a P2D Travel, primeira plataforma digital que permite a criação gratuita de agências de viagens on-line para quem quer ter seu próprio negócio e aproveitar a tendência global do e-commerce social. Expectativa é que a P2D fomente a entrada de 500 novos empreendedores digitais no turismo em 2021 e mais 1.500 em 2022 no mercado brasileiro, sendo uma oportunidade de renda e fortalecendo o reaquecimento da economia no pós-pandemia. Diferencial está no suporte à operação e disponibilidade de ferramentas de marketing.

MURCIA

A atividade culinária volta à Região de Murcia, Capital Espanhola da Gastronomia, em 2021. O Ministério da Presidência, Turismo e Desportos elaborou um programa completo com mais de uma centena de atividades em torno da Capital Espanhola da Gastronomia que a Região se orgulha de Murcia e que tornará visível o potencial dos produtos, pratos e profissionais dos 45 municípios da Região. O diretor geral do Instituto de Turismo (ITREM), Juan Francisco Martínez, sublinhou que é o ponto de partida para promover a recuperação do setor hoteleiro e a reativação do turismo em Murcia.

PARCERIA

Foto: Divulgação

A diretoria do Convention Bureau de João Pessoa se reuniu com o reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdinei Gouveia, oportunidade em que discutiram estratégias para potencializar a atração de congressos para a Paraíba. O reitor afirmou que determinou a elaboração de um convênio de cooperação técnica para agilizar o estímulo por mais eventos em João Pessoa. “A parceria e a contribuição permanente do Convention é de extrema importância para a Universidade, visto que nosso corpo acadêmico necessita de apoio técnico nos processos de captação de eventos”, pontuou o reitor.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email